Portal de privacidade

Collact se preocupa com você. Isso inclui desde novas funcionalidades no nosso produto, até o cuidado que temos com seus dados pessoais. Por isso, todas as informações que você compartilha conosco são tratadas com cuidado e atenção.

Abaixo você confere nossa FAQ onde explicamos todas as dúvidas que podem surgir em relação ao uso de dados pela Collact. Mas caso sua pergunta ainda não tenha sido resolvida, fale com nosso time de suporte.

Para entender melhor como tratamos seus dados pessoais, acesse nossos Termos e Políticas.

1 - O que é a LGPD?

A LGPD foi sancionada em agosto de 2018 e entrou em vigor em setembro de 2020. Essa Lei estabelece as regras sobre operações que possam ser realizadas com Dados Pessoais, durante todo o ciclo de vida do dado, desde a coleta até o descarte, visando proporcionar uma maior proteção para todos os titulares.

2 - O que são dados pessoais?

São informações como endereço, CPF, nome, idade, fotos, telefone, ou outras que identificam ou possam identificar qualquer pessoa física. Exemplo ilustrativo: quando o nosso cliente deseja credenciar seu estabelecimento na Collact, precisamos de alguns dados pessoais (dele mesmo, ou do representante legal do estabelecimento comercial) para realizar o cadastro, como por exemplo: nome, e CPF. Portanto, esses dados fazem parte do escopo de LGPD. 

Mas atenção, ainda temos a categoria de dados pessoais sensíveis, por exemplo, a origem racial ou étnica, dados referente à saúde ou orientação sexual. Esses dados merecem atenção e cuidados ainda mais especiais!

3 - A quem se aplica a LGPD?

A LGPD se aplica aos Controladores e Operadores, bem como aos Titulares de Dados Pessoais.

- Titular dos Dados é a pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento. Na Collact, por exemplo temos os Clientes Collact, Usuários Collact, Funcionários e Candidatos; 
- Controlador é a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem compete as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;
- Operador é a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.

4 - Quais são os direitos dos titulares?

Confirmação: O titular pode solicitar a confirmação da existência de tratamento de seus dados pessoais pela Collact.
- Acesso: O titular pode ter acesso aos dados pessoais que compartilhou com a Collact.
Correção: O titular pode corrigir e atualizar informações que tenha compartilhado com a Collact, quando essas estiverem incompletas, inexatas ou desatualizadas.
Anonimização, Bloqueio e/ou Eliminação: Quando os dados pessoais tratados pela Collact forem desnecessários, excessivos e/ou identificada desconformidade com as normas vigentes, o titular poderá solicitar a anonimização, bloqueio e/ou eliminação dos dados pessoais tratados.
- Portabilidade: O titular pode solicitar à Collact o recebimento de seus Dados Pessoais de forma a facilitar a migração para outros fornecedores.
Eliminação de Dados Pessoais tratados por consentimento: Em alguns casos o titular poderá solicitar a exclusão de seus Dados, caso não haja nenhuma previsão legal em contrário ou que determine a necessidade de manutenção dos Dados.
- Informações sobre Uso Compartilhado: O titular pode solicitar informações sobre o uso compartilhado de seus dados.
Revogação do Consentimento: Para todos os tratamentos apoiados pelo consentimento, o titular poderá optar a qualquer momento por sua revogação.
- Oposição: Quando o tratamento de dados pessoais for pautado em hipótese de tratamento que não o consentimento e a Collact não estiver cumprindo as normas, o titular poderá se opor ao tratamento realizado.
Decisões Automatizadas: O titular possui o direito de solicitar a revisão de decisões que afetem seus interesses, desde que estas sejam baseadas unicamente no tratamento automatizado de dados pessoais pela Collact. Ainda, o titular poderá solicitar informações sobre os critérios e procedimentos utilizados para as decisões automatizadas.

Se você deseja exercer seus direitos de dados de forma simples e facilitada entre em contato com nosso encarregado de dados: Vladimir de Figueiredo (vlad@collact.com.br).

5 - Quais dados a Collact coleta?

Do usuário, a Collact coleta: nome, sobrenome, data de nascimento, CPF, gênero, celular, e-mail e os 4 últimos dígitos do cartão utilizado nas compras participantes do Programa de Fidelidade. Do dono do estabelecimento, coletamos: nome, sobrenome, CPF, celular e e-mail.

6 - Porque a Collact coleta esses dados?

A Collact coleta os dados pessoais de seus usuários para conseguir identificar transações, exibir o histórico de compras, realizar comunicações e reconhecer e legitimar quem realizou uma compra ou resgatou um benefício. Assim, o Programa de Fidelidade fica mais rápido e prático – evitando que o usuário tenha que fornecer seus dados toda vez que for em um estabelecimento.

7 - Quem tem acesso a esses dados?

O time interno da Collact tem acesso a essas informações para poder realizar suporte, atendimento e treinamentos. Além disso, os responsáveis do estabelecimento onde o usuário está cadastrado têm acesso limitado a alguns dados de seus clientes como nome, contato e data de nascimento.

A Collact usa também algumas plataformas e ferramentas para gestão desses dados, portanto elas têm acesso a esses dados.

8 - Os usuários estão de acordo com a utilização de seus dados?

Sim, quando um cliente finaliza o cadastro ele confirma que concorda com nossos Termos e Políticas. 

9 - Quando o usuário confirma que está de acordo?

O usuário nos informa se está ou não de acordo com o uso de dados no momento em que finaliza seu cadastro. Depois de colocar o telefone na maquininha Stone, ele recebe um SMS com um link onde fornece dados como nome, CPF, e-mail e etc. Depois que o cliente finaliza esse cadastro, ele aceita nossos Termos de Uso.

10 - Quais cuidados devo tomar em relação a lei e a utilização dos dados que tenho acesso?

Fique atento aos Termos de Uso e Política de Privacidade da Collact para garantir que está utilizando os dados de maneira correta e dentro dos termos que seus clientes aceitaram. Os dados coletados pela Collact tem como objetivo principal te colocar em contato com seus clientes e proporcionar um programa de fidelidade mais assertivo. Através do conhecimento adquirido é possível criar campanhas melhores, personalizadas e do interesse do seu cliente. A venda desses dados é terminantemente proibida e pode acarretar em multas ou outras punições mais severas. Já o compartilhamento desses dados pode ser feito desde que o usuário esteja totalmente ciente desse uso.

11 - Como a Collact protege os dados dos meus clientes?

Através de acessos restritos e anonimização dos dados quando solicitado pelo consumidor. A Collact é transparente com o consumidor e permite a ele acesso fácil, via app Collact, a todos os dados armazenados e tratados pelo programa de fidelidade e os estabelecimentos participantes. Sempre que desejar, é possível cancelar a participação no programa e apagar a conta na Collact.

12 - Devo avisar meus clientes sobre o uso de dados?

A Collact faz esse aviso no momento do cadastro, mas sinta-se à vontade para reforçar e garantir que o seu cliente aceita todos os termos relacionados ao programa de fidelidade.

13 - Posso ser afetado juridicamente pelo uso de dados dos meus clientes?

Sim, mas apenas se utilizá-los de maneira indevida e fora do previsto pela LGPD e pelos Termos e Políticas de Privacidade da Collact.

14 - Meu cliente pediu para sair da minha lista de contatos, o que devo fazer?

Direcione-o para o App Collact, onde ele mesmo pode gerenciar as notificações que deseja receber, cancelar o cadastro no programa de fidelidade em um estabelecimento específico ou até mesmo apagar a conta na Collact e os dados pessoais armazenados.

15 - De quem é a responsabilidade pelos dados?

A responsabilidade é dividida entre Collact e seus estabelecimentos parceiros que utilizam o programa de fidelidade para se relacionar com seus clientes.

16 - Onde encontro os Termos e Políticas da Collact?

Nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies podem ser encontrados aqui. O usuário pode encontrá-los também pelo app Collact seguindo esse passo a passo:

Acesse seu perfil > clique em Configurações > selecione a seção de "Segurança e Privacidade" > clique no botão "Termos e Políticas".

17 - Como o usuário faz download dos dados armazenados?

É possível fazer o download de todas as atividades registradas no Programa de Fidelidade: compras realizadas, resgate de créditos e ofertas conquistadas.

Acesse seu perfil > clique em Configurações > selecione a seção de "Segurança e Privacidade" > clique em "Dados Armazenados" e selecione a opção para baixar seus dados.

18 - Como o usuário cancela sua conta?

Acesse seu perfil > clique em Configurações > selecione a seção de "Segurança e Privacidade" > clique no botão "Cancelar Conta" e confirme digitando sua senha.

Sua conta será apagada e seus dados anonimizados, ou seja, não poderão ser mais usados pela Collact e nem pelo estabelecimento. Porém vale lembrar que, ao desativar o cadastro, todos os benefícios conquistados serão perdidos definitivamente.

19 - Como o usuário cancela o cadastro automático?

O cadastro automático é o que torna o processo de visitas, pagamentos e recebimento de benefícios automático (isso em estabelecimentos em que o usuário já esteja cadastrado), sem precisar se cadastrar toda vez.

Acesse seu perfil > clique em Configurações > selecione a seção "Meus Locais" e desative a opção de cadastro automático, à preferência.

Mas lembre-se, caso o usuário decida desativar o cadastro, todos os benefícios conquistados no local serão perdidos definitivamente e ele precisará se cadastrar toda vez em que for em um estabelecimento com Collact.

Projeto LGPD

O projeto de adequação à LGPD teve início em abril de 2019 entrando em vigor em 2020. Nosso objetivo é garantir mais segurança e conformidade com a lei. Essa é a nossa maneira de reassumir nosso compromisso com você e seus clientes. Tudo de forma transparente e íntegra.

O Projeto envolve atividades integradas de tecnologia, segurança da informação, jurídico e compliance. Abaixo você confere o que cada uma dessas áreas representa dentro da Collact.

Tecnologia e Segurança da Informação

As principais atividades de tecnologia e segurança da informação desenvolvidas estão relacionadas com:

  • Inventário de dados pessoais;

  • Download dos dados pessoais e atividades armazenadas;

  • Cancelamento da conta e anonimização dos dados;

  • Cancelamento do cadastro automático;

  • Fácil acesso aos Termos e Políticas da Collact;

  • Estruturação de fluxo para cumprimento dos direitos dos titulares de dados;

  • Relatório de impacto à proteção de Dados;

  • Planos específicos de Resposta a Incidentes e Remediação.

Jurídico e Compliance

As principais atividades jurídicas e de compliance desenvolvidas estão relacionadas com:

  • Elaboração documental de padrões de governança (Ex: Política de Governança em Proteção de Dados, Avisos de Privacidade, revisão de procedimentos internos);

  • Ações de conscientização junto aos colaboradores e aprimoramento da cultura de proteção de dados pessoais.

Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail ola@collact.com.br ou pela seção Fale Conosco na barra de atividades do seu Painel de Controle. Queremos te ouvir e ajudar!

Ao cadastrar o número de celular em uma maquininha Stone com o Programa de Fidelidade Collact, o consumidor recebe um SMS para completar o cadastro. Ao finalizar, ele está confiando esses dados à Collact. Mas não se preocupe, sabemos como ninguém a responsabilidade de cuidar dos seus dados pessoais. Por isso asseguramos que as informações, do estabelecimento e dos usuários, estão seguras e sendo usados apenas para as finalidades expostas nas Condições de Política e Privacidade.

Quais dados a Collact usa?

  • Nome;

  • Sobrenome;

  • Data de aniversário;

  • CPF;

  • Gênero;

  • Celular;

  • E-mail;

  • Últimos 4 dígitos do cartão que foi usado para pagamento em uma maquininha Stone que participa do Programa Collact.

Por que a Collact usa estes dados?

A Collact usa os dados para conseguir identificar as transações, exibir o histórico de compras do consumidor, realizar comunicações e reconhecer e legitimar quem realizou uma compra ou resgatou um benefício.

Quem tem acesso aos meus dados?

O time da Collact tem acesso aos dados para realizar suporte, atendimento e treinamento. Os responsáveis do estabelecimento tem acesso limitado a alguns dados dos seus clientes (consumidores finais que se cadastraram no Programa de Fidelidade Collact). Alguns desses dados são: nome, contato e data de aniversário.

Como funciona a Segurança de dados da Collact?

  • Download dos Dados Pessoais e Atividades Armazenadas: O cadastrado no app Collact tem acesso a todos os seus dados armazenados pela Collact. É possível fazer o download de todas as atividades registradas no programa de Fidelidade: compras realizadas, resgate de créditos e ofertas conquistadas.

    Acesse seu perfil > clique em Configurações > selecione a seção de "Segurança e Privacidade" > clique em "Dados Armazenados" e selecione a opção para baixar seus dados.

  • Cancelamento da Conta e Anonimização dos Dados: O usuário poderá cancelar o cadastro quando quiser.

    Acesse seu perfil > clique em Configurações > selecione a seção de "Segurança e Privacidade" > clique no botão "Cancelar Conta" e confirme digitando sua senha.

    Sua conta será apagada e seus dados anonimizados, ou seja, não poderão ser mais usados pela Collact e nem pelo estabelecimento. Porém vale lembrar que, ao desativar o cadastro, todos os benefícios conquistados serão perdidos definitivamente.

  • Cancelamento do Cadastro Automático: É a opção que torna o processo de visitas, pagamentos e recebimento de benefícios automático (isso em estabelecimentos em que o usuário já esteja cadastrado), ou seja sem precisar se cadastrar toda vez.

    Acesse seu perfil > clique em Configurações > selecione a seção "Meus Locais" e desative a opção de cadastro automático, à preferência.

    Mas lembre-se, caso o usuário decida desativar o cadastro, todos os benefícios conquistados no local serão perdidos definitivamente e ele precisará se cadastrar toda vez em que for em um estabelecimento com Collact.

  • Fácil acesso aos Termos e Políticas da Collact: Para saber mais sobre as novas políticas adotadas, privacidade e Dados, basta acessar o app Collact, onde você encontrará mais informações, de forma simples e direta.

    Acesse seu perfil > clique em Configurações > selecione a seção de "Segurança e Privacidade" > clique no botão "Termos e Políticas" e caso queira entender mais sobre o assunto, clique também na seção "Política de Cookies".

Estas funcionalidades permitem que o usuário da Collact tenha autonomia, flexibilidade e independência. Você pode realizar todas estas ações através do seu app e sem nenhuma necessidade de suporte. Mas caso tenha ficado alguma dúvida, mande um e-mail para ola@collact.com.br ou pela seção “Ajuda” do app, clicando em “Chat em Tempo Real”.

Se você deseja exercer seus direitos de dados de forma simples e facilitada entre em contato com nosso encarregado de dados: Vladimir de Figueiredo (vlad@collact.com.br).