Whatsapp Business: A ferramenta (gratuita) ideal para o seu negócio

Vender pelo Whatsapp tem se tornado essencial para a maioria dos negócios — sejam eles grandes ou pequenos. Mas, apesar de o aplicativo ter diversos benefícios, é preciso ter atenção na hora de implementar a ferramenta na sua loja.


Nesse post, demos dicas para que você use o Whatsapp para vender mais. Uma das dicas, o Whatsapp Business é voltado para empreendedores e dispõe de funcionalidades específicas para esse público.


Abaixo, mostramos como você pode transformar o aplicativo em um dos seus principais canais de vendas. 


1) Crie sua conta


O aplicativo vai pedir o nome da sua loja, a categoria em que ela se encaixa e uma foto de perfil. Nesse momento é importante ser o mais claro possível, para que os clientes saibam com quem estão falando. Quanto mais rápido eles reconhecerem a empresa, melhor para suas vendas.

Uma sugestão: coloque uma foto de perfil que tenha a ver com seu negócio. Pode ser o logo, a foto de um produto ou até você usando um uniforme que remeta ao negócio. Assim, você não espanta nenhum usuário!


2) Melhorando seu perfil


Com sua conta criada, você pode adicionar ainda mais informações. Coloque seu endereço, descreva os produtos e serviços que oferece, informe o horário de funcionamento e compartilhe redes sociais e outros canais de contato.


Além disso, o aplicativo oferece uma ferramenta chamada Catálogo, que funciona como um mostruário. Nele você pode colocar imagens, descrições e valores de todos os seus serviços e produtos. 


É importante manter a clareza das informações e das fotos, para facilitar a escolha do cliente. Principalmente, porque além de o Catálogo ficar disponível no seu perfil, você pode também enviar itens dele toda vez que receber uma pergunta sobre um produto, agilizando o atendimento.


3) Como facilitar o atendimento


Além do Catálogo, as Respostas Automáticas, por exemplo, permitem que seus clientes recebam uma mensagem assim que entrarem em contato — o que impede que ele fique esperando uma resposta por muito tempo. 


Você pode configurar três modelos de Respostas Automáticas, elas são:


  • Mensagem de ausência, para quando seu horário de atendimento estipulado já se encerrou. O texto deve avisar que você já encerrou o dia e informar a que horas será o retorno.
  • Mensagem de saudação, assim que alguém mandar uma mensagem pela primeira vez ela vai receber a mensagem de saudação em retorno. Nela você pode pedir maiores informações sobre o pedido.
  • Respostas rápidas, essa funcionalidade permite que você crie gatilhos para perguntas comuns. Por exemplo, crie uma mensagem de agradecimento e use o atalho “/obrigada”. Dessa maneira, esse texto já fica pronto para ser enviado sem ter que ser escrito milhares de vezes.


Por último, você pode criar Etiquetas para todas as conversas. Essa funcionalidade permite categorizar as mensagens por grupos. Algumas das etiquetas sugeridas são: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado — podendo adicionar mais de acordo com a sua necessidade. 


É mais uma maneira de facilitar o seu atendimento, podendo servir para qualquer tipo de negócio. 


Por ter milhares de funcionalidades voltadas para o empreendedor, o Whatsapp Business pode ser um dos seus maiores canais de vendas. O aplicativo não cobra nada para nenhuma das suas ferramentas e já está instalado na maioria dos smartphones brasileiros. Aproveite desse ambiente e boas vendas!


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