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Melhores práticas para o sucesso no treinamento de funcionários

Manter os funcionários bem capacitados para desempenhar suas tarefas diárias é quase que uma obrigação, especialmente para as empesas que realmente desejam crescer. Por isso é importante conhecer as melhores práticas para o treinamento de funcionários.

Para criar um bom treinamento, é preciso levar em consideração diversas etapas. Desde a análise inicial das competências que devem ser desenvolvidas, escolha do melhor método de ensino até o monitoramento final dos resultados alcançados.

Pensando nisso, criamos um conteúdo especialmente para você. Hoje vamos ensinar as melhores práticas para desenvolver o seu time de trabalho, de forma simples e eficaz. Continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto!

Avalie o desempenho da sua equipe de trabalho

Antes de qualquer outra coisa, é importante conhecer a necessidade real da sua equipe. Pense bem, do que adianta implementar um treinamento de que os colaboradores não necessitam? Por isso, primeiro, é preciso realizar uma boa avaliação interna.

A avaliação será usada para identificar o gap entre o real e o ideal, ou melhor, a lacuna entre o que os funcionários estão fazendo e o que realmente deveriam fazer. Uma boa avaliação foca na análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes de cada colaborador.

A avaliação de desempenho é geralmente feita em 360 graus — contando com a opinião das pessoas mais próximas do funcionário, como seus clientes, colegas de trabalho, subordinados, superiores, etc. Assim é possível ter uma visão holística.

Nesse processo, serão avaliadas questões como conhecimento técnico, espírito de equipe, pontualidade, comunicação, produtividade e outras coisas, de acordo com a necessidade de cada empesa. Depois, cada uma das respostas devem ser estruturadas e analisadas.

Com todos os feedbacks obtidos, é possível estabelecer os principais pontos fortes e fracos dos membros da equipe. Comece o treinamento pelos pontos fracos, buscando otimizá-los. Assim você fará um ótimo investimento!

Conheça os principais modelos de treinamento de funcionários

Atualmente, existem diversos modelos de treinamento que podem ser utilizados. É importante que você conheça cada um deles, buscando identificar qual é o mais adequado ao seu empreendimento e perfil de funcionários.

Treinamentos a distância

A tecnologia eliminou as barreiras físicas, então hoje é possível manter sua equipe atualizada pela própria tela do computador ou smartphone. Existem diversas plataformas focadas no ensino de equipes, que oferecem cursos flexíveis e de qualidade.

Treinamentos fora da empresa

É relativamente comum ver funcionários participando de cursos fora da empresa, como palestras, workshops e feiras comerciais. Para isso, geralmente, as empresas realizam parcerias com instituições de ensino, como o SEBRAE e associações comerciais.

Entretanto, é complexo enviar toda a equipe, pelo alto custo e desfalque de funcionários no estabelecimento. Por isso, o indicado é que se envie apenas um ou dois e que, depois, eles realizem a multiplicação do conhecimento adquirido dentro da sua empresa.

Treinamentos dentro da empresa

Algumas companhias contratam treinadores para atuarem dentro da empresa, oferecendo cursos totalmente personalizados para a equipe. Essa metodologia envolve um custo mais elevado, especialmente em relação à contratação do especialista. Por outro lado, o nível de aprendizagem pode ser mais acentuado do que nas outras modalidades.

Treinamentos colaborativos

As empresas mais inovadoras estão aproveitando a expertise de seus próprios funcionários para promover o crescimento interno. As organizações basicamente incubem alguém da própria equipe para planejar, desenvolver e disseminar o treinamento no espaço de trabalho.

Caso seja utilizada essa estratégia, é importante oferecer tempo livre ao profissional, para que ele possa criar sua apresentação com qualidade. Além disso, é importante instruí-lo sobre algumas técnicas de apresentação em público.

Crie um treinamento realmente eficiente

Caso opte por fazer o treinamento ou delegar essa missão para um funcionário, é importante conhecer algumas técnicas que podem facilitar essa tarefa. Assim os resultados finais serão ainda mais satisfatórios. Veja:

  • Conheça seu público-alvo, é indispensável entender o nível de conhecimento de quem está recebendo a mensagem. Desse modo poderá desenvolver um conteúdo mais superficial ou aprofundado.
  • Inicie desenvolvendo o conteúdo, e não o slide. Assim é possível estruturar suas ideias com mais qualidade, sem ficar preso a imagens e formas geométricas.
  • Crie slides com poucas palavras, nada que possa tirar a atenção dos participantes. O slide não deve ser explicativo, deve ser apenas um guia para facilitar a apresentação.
  • Defina uma paleta de cores adequada, com até 4 cores diferentes. Quando o slide é muito colorido, fica confuso e pode tirar a concentração dos participantes.
  • Treine bastante antes da apresentação, passando por diversas vezes cada tópico que será abordado. Dessa forma se sentirá mais seguro sobre o que vai falar.
  • Na apresentação, comece de uma forma mais descontraída, talvez com uma dinâmica. Assim conseguirá dissipar a tensão inicial e manter os participantes mais centrados naquele momento.

Avalie o sucesso do investimento

Para afirmar se um treinamento foi ou não bem-sucedido, é importante avaliar o impacto dele na competência dos funcionários e na rentabilidade do negócio em geral. Para isso, você deve realizar uma nova avaliação de desempenho ou utilizar o cálculo do ROI.

O ROI (Return On Investment) é uma das métricas de desempenho mais utilizadas em todo o mundo, seu objetivo é identificar o retorno financeiro advindo de um investimento. Para utilizá-lo é preciso conhecer a seguinte fórmula:

  • ROI = (retorno obtido – investimento realizado) / investimento realizado

Para ficar mais claro, imagine que foram investidos 2 mil reais no treinamento de atendimento aos clientes da sua equipe. No próximo mês, as receitas da empresa crescem cerca de 5 mil reais, resultado de clientes mais felizes e bem atendidos. Veja o cálculo:

  • ROI = (5.000 – 2.000) / 2.000

Nesse caso, o ROI será de 1,5 vezes o valor investido (ou 150%, basta multiplicar o valor final por 100). Ao utilizar esse indicador, você terá informações reais para balizar sua tomada de decisões, tornando-as mais estratégicas e assertivas.

Veja, ao aplicar essas práticas, você terá um treinamento de funcionários realmente bem-sucedido. Mas é preciso paciência, pois alguns resultados aparecem no médio/longo prazo, então nunca deixe de investir em seu time de funcionários!

Agora que está por dentro do assunto e conhece as melhores práticas para o sucesso no treinamento de funcionários, aproveite para continuar aprendendo. Siga-nos nas redes sociais (FacebookLinkedInYouTube) e fique por dentro das nossas novidades!

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