Home / Tendências / Tendências tecnológicas para PME: algumas das importantes

Tendências tecnológicas para PME: conheça as mais importantes

Você que é um micro ou pequeno empresário já se sentiu como um polvo ao cuidar de seu negócio, com cada tentáculo fazendo uma tarefa distinta? Provavelmente sua resposta é sim, porque um empresário é, antes de tudo, um profissional multitarefa.

Sabia que há tendências tecnológicas podem te auxiliar nessa empreitada? Vamos conferir, neste post, como aliá-las ao seu trabalho.

Comecei, o que faço agora?

Toda caminhada começa com um passo e isso você já fez: iniciou sua atividade, montando sua empresa. Com certeza você tem uma ideia bem concreta do que fazer, que produto vai produzir, que serviço você quer prestar, afinal foi isso foi que o motivou a montar seu negócio.

Mas, e aquele friozinho na barriga que teima em aparecer quando as formalidades legais se impõem, quando o telefone não toca, quando o cliente não aparece? Calma, isso é normal. O que você está passando agora também aconteceu com quem, posteriormente, se deu bem. E aprender a usar as tendências tecnológicas a seu favor pode potencializar seu negócio.

Que tendências tecnológicas são essas, afinal?

Marketing digital

Mostre-se ao seu cliente, ao seu mercado. Um mercador de verduras, com seu tabuleiro, no fundo de um corredor em L, sem nenhuma visibilidade, vai vender como? Se sua localização não te ajuda, coloque pelo menos uma placa indicativa e escreva “verduras, compre aqui”, com uma seta bem visível apontando seu corredor.

Se você for bom de marketing, vai escrever algo mais atrativo: “as melhores verduras do planeta estão aqui” (e não se esqueça da seta!). Se for ousado, vai colocar também uma bela imagem de seus produtos no anúncio de sua banca. Desperte a curiosidade de sua clientela!

Mas, como vou me expor? Simples: internet. Hoje, o marketing digital te ajuda a montar um site com custo acessível, com a descrição de seus produtos ou serviços de forma atrativa para fixar sua marca na mente dos seus clientes. Comece consultando uma empresa de marketing digital.

Tablets

O tablet é um intermediário entre o notebook e o smartphone. Talvez um “irmão” do segundo e que, por ter uma tela maior, apresenta melhor navegabilidade. Para aplicações empresariais, é uma ferramenta sofisticada que possibilita uma infinidade de tarefas.

Com um software adequado, suplanta com vantagens o uso de um computador desktop, devido a sua grande mobilidade. O uso do tablet como ferramenta profissional é uma tendência mundial.

É possível usá-lo, por exemplo, como ferramenta de fidelização de clientes: valendo-se do atrativo de recompensa por compra, você convida seu cliente a registrar em um tablet, na sua loja, seus dados e preferências, acumulando pontos que resultarão em prêmios. Assim, você cria um banco de dados de seus clientes, com perfil e consumo, e ainda os estimula a voltar ao seu estabelecimento.

Smartphones

Você faz ideia da poderosa ferramenta que segura todo dia quando fala ao celular? Certamente seu aparelho não é aquele que só disca e passa mensagens curtas, não é mesmo? Se for, troque-o imediatamente por um smartphone.

Sabia que o celular é uma poderosa ferramenta de vendas? Veja o exemplo do Uber. Você baixa um aplicativo, cadastra um cartão de crédito e imediatamente você pode chamar um táxi com segurança, pois via celular você paga a corrida e monitora onde o carro está.

No exemplo anterior, mostramos uma técnica de fidelização usando o tablet. Complementando o processo, a partir de aplicativos em smartphones, seus clientes podem acompanhar a evolução de seus pontos de fidelidade.

Além da retenção de sua marca, será também um poderoso estímulo para que voltem a sua loja para gerar mais pontos. Que tal vender seu produto ou serviço via celular?

Dinheiro eletrônico

Foi-se a época em que o pagamento era feito apenas em dinheiro vivo. Aliás, dinheiro vivo é vendaval (ou seria dinheiro na mão?). Carregar dinheiro vivo pode ser perigoso para quem compra e para quem recebe.

Então, por que não receber seus pagamentos via cartão de débito, crédito ou celular com NFC? Além da comodidade de você não ter que ficar preocupado com as moedas de troco, seu cliente vai ficar agradecido por não ter que carregar notas e moedas.

Consulte seu banco ou empresas intermediadoras de pagamento (como o PagSeguro, PayPal, MercadoPago, entre outros). Eles provavelmente terão uma solução adequada para seu negócio.

E-commerce

Quem sabe seu produto comporta a venda por meio de e-commerce? Imagine seu cliente teclando no notebook, tablet ou smartphone, fazendo o pedido de um item, e você recebendo o pedido e o pagamento via software?

Sem necessidade de um vendedor físico. Isso é perfeitamente possível, mesmo se seu produto for um serviço. Quer um exemplo? Via internet, é possível vender estadias em SPA ou serviços de massagem.

Existem muitas empresas especializadas em desenvolvimento de sites para e-commerce com preços bem acessíveis. Uma dica: seu provedor de acesso de internet.

Supervisão remota

Seu negócio cresceu e agora você tem uma equipe para quem delega tarefas? Que maravilha! Mas, o que acontece quando você está fora, visitando seus clientes ou fornecedores?

É possível ficar de olho neles a distância. Como? Uma tendência tecnológica muito adotada por empresas é o uso intensivo de câmeras IP, que permitem acesso a vídeo e áudio via internet (por isso o uso da sigla “IP”: Internet Protocol).

Pelo seu smartphone, você acessa suas câmeras de onde estiver, mesmo em outro país. Pode ver e ouvir o que acontece no ambiente de sua empresa (e pode até falar). É possível, ainda, dar comando de pan-tilt, que é o movimento para cima e para baixo, e algumas permitem até zoom (aproximação da imagem).

Existem versões cabeadas ou wireless (WiFi), com opções de gravar as imagens em cartões micro-SD para posterior visualização. Onde consigo câmeras IP? Procure no Google por “câmeras IP” e encontre uma empresa especializada para compor a melhor solução para seu caso.

Sua missão como empresário (micro, pequeno ou mega) não é nada fácil, e ter ferramentas eficazes, como as tendências tecnológicas apresentadas aqui, é uma necessidade para garantir seu sucesso.

Quer mais dicas para ter êxito em seus negócios? Então leia este interessante artigo que mostra 6 empresas que se destacaram no mercado!

Deixe um comentário

1 Comentário em "Tendências tecnológicas para PME: algumas das importantes"

Notificar de
avatar
Ordenar por:   Novos | Antigos | mais votados
Anderson Carvalho
Visitante

Pra min o futuro nós vamos ser mais interligados a internet, que mesmo não vamos sentir que estamos nela como a Internet das coisas!

wpDiscuz