Home / Dicas de Gestão / Como vender sorvete no inverno?

Como vender sorvete no inverno?

Sorvete é mesmo uma paixão quando o calor bate forte no verão. É gostoso, refrescante e uma ótima pedida para reunir os amigos ou a família durante a estação mais quente do ano. Se você trabalha com o produto, sabe que as vendas aquecem à medida que o clima esquenta.

Mas, como vender sorvete no inverno, quando as temperaturas caem e o frio faz os brasileiros preferirem comidas quentes? Pode não parecer uma missão tão fácil, mas está bem longe de ser algo impossível.

Apesar de não existir nada que garanta que tomar sorvete no inverno seja ruim para a saúde, nossa cultura não tem o costume de consumi-lo, fazendo do sorvete um produto sazonal. As pessoas pensam que ingerir sorvete no tempo mais frio facilitaria a inflamação da garganta ou aumentariam as chances de pegar um resfriado.

Já em outros lugares, como nos Estados Unidos ou nos países europeus (até mesmo os mais gelados durante boa parte do ano), os sorvetes são consumidos igualmente nas estações mais frias. Qual será a diferença? E como fazer o consumidor ter a mesma ideia de consumo desse produto no nosso país? Existem algumas estratégias.

Se o seu negócio é sorvete, acompanhe este artigo para saber como vender sorvete no período mais geladinho do ano!

Veja as dicas de como vender sorvete no inverno

Duas estratégias mais gerais podem ser tomadas desde já: aumentar suas ofertas e variedades ou buscar novos mercados. Acompanhe algumas ideias práticas para aumentar as vendas do seu negócio mesmo com as temperaturas baixas.

Você verá que vender sorvete no inverno pode não ser uma missão tão difícil assim!

Pense na climatização e decoração do ambiente

Sua sorveteria precisa estar no clima do inverno, ou melhor, deve passar a sensação de ser um lugar mais quente. Se normalmente um ar-condicionado deixa o ambiente mais refrescante no verão, invista em um aquecedor para tornar a sorveteria um lugar mais acolhedor.

Quando cair a noite, pense sobre uma iluminação especial, diferente do que os clientes estão acostumados a ver. Baixe a luz e utilize luminárias, por exemplo, criando um clima romântico.

Isso deixará o local bem aconchegante para saborear um sorvetinho, mesmo naquelas noites mais frias. Ainda atrairá possíveis casais apaixonados no mês dos namorados, que é junho.

Ofereça acompanhamentos incríveis para o sorvete

O acompanhamento do sorvete não é uma novidade nas sorveterias, a questão aqui é o que exatamente poderá acompanhá-lo nessa época para atrair mais pessoas à sua loja.

Ofereça opções de diferentes caldas, frias ou quentes, com sabores que contrastem com seus produtos principais. Outros acompanhamentos já usuais, como as castanhas, biscoitos, nozes, amendoim ou pedacinhos de chocolate devem estar também presentes para deixar seu sorvete com mais “cara de inverno”.

E já pensou em combinar o sorvete com outras comidas? Dê opções aos clientes, sirva sorvete com churros, chocolate quente ou brownies; aposte em pratos que combinem com um bolo quentinho recém-saído do forno.

Amplie seu cardápio com aqueles combinados e aproveite para nomear de um jeito diferente. O consumidor adora uma novidade criativa e saborosa!

Invista em sabores que mais combinam com o frio

Deixe os sorvetes de fruta em segundo plano, eles cumprem bem com a missão de refrescar no verão, mas não no inverno. Nesta estação fria, é o momento de dar destaque aos sabores mais cremosos ou mesmo com mais gordura, como o chocolate e seus derivados ou ainda sabores de creme ou baunilha.

Pense em novidades também nos sabores da sua sorveteira, como os que se relacionam com comidas quentes, por exemplo: canela, leite ninho, farinha láctea e cappuccino. São gostosos e podem estimular o mercado de “sabores gourmet”, sendo expostos em separado e com preços diferenciados.

Ofereça mais de um tipo de calda de chocolate quente

Nada com mais cara de inverno do que um bom chocolate quente. Invista nesse produto na sua loja. E aposte em variados sabores: chocolate meio amargo, branco, ao leite, dentre outros.

Ainda que seja um adicional mais oneroso que os acompanhamentos mais comuns, trata-se de uma guloseima que atrai muita gente em tempos mais frios. A calda de chocolate quente vai contrastar perfeitamente com o gelado do sorvete.

Além do mais, o chocolate é doce, é uma delícia e aquece (mesmo com o sorvete).

Invista em propagandas sobre as suas novidades

Não basta ter ótimas ideias para seu negócio, as pessoas precisam saber das inovações no seu empreendimento. É essencial divulgar a fim de que os clientes tenham ao menos a curiosidade de visitá-lo.

Caso contrário, sua sorveteria será igual às demais: um lugar refrescante para tomar sorvetes. Não é isso que os clientes procuram no inverno, certo?

Apresente para o público as novidades, seja em panfletos, cartazes e especialmente nas redes sociais. Nas mídias on-line o público-alvo pode ser mais segmentado, e vale dizer que o alcance será impressionantemente maior.

Crie eventos e promoções

São inúmeros os expedientes promocionais para atrair o consumidor, mesmo nessa época mais difícil para um produto como o sorvete. Você pode criar o “sorvete do dia”, com um valor fixo, alterando o sabor conforme muda o dia da semana.

Tente chamadas como: “Compre um sorvete e receba outra bola grátis”, ou ainda “A cada três bolas, ganhe um acompanhamento”.

O cliente gosta de se sentir sempre em vantagem quando consome. Se ele vai optar por tomar um sorvete no inverno, apresente a ele a ideia de que está levando uma boa vantagem nisso. E agregue valor à marca, de maneira a aumentar o bom relacionamento com os clientes.

Uma boa ideia é ter um espaço para a comemoração de aniversários e festas na sorveteria. Tenha folhetos com indicações para isso: “Reserve o nosso espaço para confraternizações” ou “Comemore seu aniversário conosco”. Quem já é fã de sua sorveteria pode voltar e curtir ainda mais nesses eventos especiais.

Mas, atenção: lembre-se de que toda ação promocional não deve ser criada aleatoriamente. É necessário um bom planejamento prévio para que você não tenha prejuízos. Avalie com calma o que pode fazer no momento, antes de apostar afoitamente nas ideias.

Agora que você já sabe algumas dicas de como vender sorvete no inverno, que tal colocá-las em prática? Demonstre aos clientes que a festa do sorvete é saborosa em qualquer estação e obtenha sucesso na sua sorveteria durante o ano todo!

Caso você deseje saber mais sobre fidelização de clientes, poderá saber ao menos 6 dicas para criar um programa de fidelidade em seu negócio!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar de
avatar
wpDiscuz