SMS Marketing: o que é e como usar na sua loja

Publicado em:
15/10/2021

Apesar de parecer ultrapassado e ineficaz mandar SMS para seus clientes, esse meio de comunicação pode te ajudar. O Serviço de Mensagens Curtas (em tradução livre do inglês) hoje perdeu sua função de bate-papo para outros apps, mas ainda está presente em todos os aparelhos — dos mais modernos aos mais antigos.


Assim como outros canais de comunicação, o SMS também exige a criação de estratégias e pode ser usado para diferentes conteúdos. Ao mesmo tempo em que a restrição de caracteres (geralmente, 160 caracteres no máximo) é um desafio para definição de uma mensagem, é o que torna o SMS mais fácil e rápido de ser lido


Neste artigo, te damos as melhores dicas para que você use esse meio de maneira certeira para o seu negócio, focando principalmente nas campanhas de marketing que você pode criar.


Conheça os benefícios do SMS marketing


Os dois usos mais comuns do SMS são para envio de campanhas ou informações transacionais. A primeira é também conhecida como SMS Marketing e tem uma aplicação comercial, com envio de promoções, ofertas e convites de eventos, por exemplo. A segunda é o SMS Corporativo, que tem como objetivo fazer comunicação rápida de transações, entregas e atendimento. 


Falando principalmente do uso para campanhas, abaixo listamos os maiores benefícios de usar a plataforma.


Alcance


Diferente do WhatsApp, o SMS está presente em todos os aparelhos com linhas ativas. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), esse número chegou a 236 milhões no Brasil em janeiro de 2021. Esse número é maior do que a população brasileira, que tem 213 milhões de habitantes, segundo uma estimativa do IBGE feita em julho do mesmo ano. 


Por isso, a possibilidade de seus clientes receberem e lerem seu SMS é enorme. Muito maior do e-mail, por exemplo, em que a média de abertura fica em torno de 22%.


Baixo custo


Apesar de ser obrigatório usar softwares de envio para mandar SMS em massa (para muitas pessoas de uma vez), esse é o único custo envolvido no uso do sistema. Não é necessário criar peças gráficas, produzir materiais complexos ou outros recursos. Os únicos componentes para um bom SMS são o conteúdo e o CTA (call to action, ou “chamada para ação” em tradução livre).


Resultados


Sendo uma ferramenta de comunicação direta com o cliente, é mais fácil medir os resultados de uma ação com SMS do que nas redes sociais, por exemplo. Inclusive, serviços de envio geralmente oferecem o gerenciamento desses dados.

As principais métricas usadas para medir os resultados do SMS são parecidas com as do e-mail marketing. Dentre elas você pode verificar:


  • Entrega: porcentagem de mensagem entregues. Se a sua base de contatos for saudável e boa, o número de envios deve ser igual ao número de entregas;
  • Conversão: porcentagem de pessoas que fizeram a ação incentivada pelo SMS (clicaram no link disponibilizado, por exemplo).

Crie sua estratégia


Assim como outros canais de comunicação, o SMS marketing também exige atenção para a criação de uma estratégia. Abaixo listamos algumas dicas para que você desenhe seus objetivos e como chegar lá.

Defina seus objetivos


Os objetivos mudam de negócio para negócio. Por isso, pense no que você pretende atingir com o SMS. Algumas das finalidades mais importantes são: aumentar vendas, recuperar clientes perdidos, divulgar novos produtos e serviços e criar relacionamentos. Dependendo disso, suas ações podem tomar os mais diferentes rumos.


Use as melhores ferramentas


Existem muitas empresas que fornecem o envio de SMS em massa, mas é importante ficar atento a softwares “piratas” que podem violar a privacidade dos usuários. Além disso, mesmo que criar sua própria base de contatos dê um pouco de trabalho, nunca compre uma lista pronta para que suas ações tenham resultados melhores.


Pense em usar ferramentas de CRM que auxiliem a registrar e organizar os dados dos seus clientes. A Collact, por exemplo, recolhe e armazena essas informações por meio da maquininha de cartão Stone, de maneira totalmente automática.

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Crie um calendário de conteúdos


Seu cliente não vai querer receber comunicações o dia todo em diferentes canais. Fique atento para que cada comunicação seja relevante e única. Criando um calendário com todos os conteúdos que você pretende enviar para seus clientes, fica mais fácil entender quando cada comunicação vai ser enviada — evitando incomodar seus usuários.


Além disso, apesar de não ter uma “caixa de spam” para SMS, seus clientes podem bloquear o número que envia essas mensagens, o que te impede de se comunicar com ele. Comunicações desnecessárias, excessivas e sem consentimento estão proibidas.


Aprenda a legislação

Por conta do grande número de comunicações enviadas por celular, a Anatel estabeleceu regras para o envio de publicidade pelos aparelhos. De acordo com o regulamento, o usuário tem o direito de escolher quais mensagens quer receber ou não e apenas consumidores que derem permissão podem continuar recebendo comunicações.

Além disso, é obrigatório disponibilizar uma opção de descadastro caso o usuário deseje cancelar a inscrição na lista de contatos. Se um cliente receber uma comunicação mesmo descadastrado, a empresa pode pagar uma multa de até R$ 6,5 milhões.

Boas práticas

Não sabe como ou o que mandar pelo SMS? Separamos algumas dicas essenciais para quem quer começar a usar o canal da maneira certa.

Descontos e promoções

Nem todo mundo gosta de receber mensagens, mas todo mundo ama receber descontos. Além de ser uma ótima estratégia para comunicação, é super interessante também para estabelecimentos buscando fidelizar seus clientes. Aniversariantes, novos clientes e clientes em risco são ótimos públicos-alvo para enviar mensagens.

É interessante também pensar em “datas de validade” para essas promoções, incentivando uma ação imediata. Como mencionamos anteriormente, o CTA pode ser um ótimo recurso nesse momento. Use frases como: “compre antes que acabe” ou “experimente até amanhã”.

Simplicidade

Não tente enrolar seu cliente — porque você não vai conseguir. A maioria dos SMS se mantém abaixo dos 160 caracteres, portanto aproveite cada um deles para enviar uma mensagem cativante. Use também de links para poder estender seu conteúdo sem ter que pagar por caracteres a mais.

Segmentação

Novos clientes e clientes em risco não devem receber as mesmas mensagens. Por isso, use o CRM também para dividir seus contatos em diferentes grupos e categorias. Por exemplo, clientes que visitaram mais de 10 vezes ou clientes que gastaram mais de R$ 300, e assim por diante.


Dessa maneira você consegue deixar as mensagens personalizadas e o cliente sente que aquele conteúdo foi enviado com exclusividade.



Agora que você sabe que o SMS pode ser uma ferramenta efetiva de comunicação e tem maior clareza de como utilizá-la, que tal implementar no seu negócio? Se não tem uma base de contatos de clientes, comece agora mesmo a construí-la! Assim você terá mais um canal de comunicação a favor dos objetivos do seu negócio.


Barbara Bastos

Formada em Jornalismo, meu foco sempre foi em empreendedorismo  e negócios. Já trabalhei como repórter na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Hoje ajudo a tirar todas as suas dúvidas relacionadas aos mais diversos temas aqui no blog da Collact.

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