Redes sociais: métricas para acompanhar diariamente

Publicado em:
10/12/2021

Estar presente nas redes sociais é essencial para qualquer marca. Mas, a estratégia desses canais não acaba quando você faz as publicações, ela deve incluir também a análise e acompanhamento dos resultados. 


Neste artigo, listamos algumas das métricas mais importantes de acompanhar quando falamos de redes sociais. Todas as nossas dicas de acompanhamento podem ser verificadas nos próprios canais, que disponibilizam gráficos e métricas em tempo real. Para redes sociais como o Instagram e o Facebook, é necessário ter um perfil comercial. 



Alcance


É o número que indica quantas pessoas visualizaram seu conteúdo, ou seja, quantos dos seus seguidores receberam suas publicações no feed ou visitaram o seu perfil, por exemplo. Esse número pode aumentar ou diminuir de acordo com algoritmos criados pelas próprias redes sociais. Em alguns casos, quanto mais engajamento, maior o alcance.


Atenção: o número de impressões é diferente do alcance. Se uma pessoa viu seu post 5 vezes, por exemplo, conta como 5 impressões e 1 alcance — porque foi apenas um usuário. 


Crescimento


Quantos seguidores você ganha por mês? Suas curtidas aumentam na mesma proporção? Se você não sabe dizer, precisa começar a acompanhar o crescimento dos seus canais. Esse número te permite ter uma visão geral sobre suas ações e como seu público tem reagido a elas. Lembre-se: o número de seguidores não garante nem alcance e nem engajamento, por isso, é necessário analisar todas as métricas conjuntamente.


Engajamento


Essa métrica leva em consideração vários números, desde curtidas e comentários até compartilhamentos e salvamento das postagens. Engajamento mede o envolvimento do público com seus posts. Você pode medi-lo somando todos os resultados de interação e dividindo pelo número de alcance.

Taxa de cliques


Também conhecido como CTR (do inglês Click Through Rate), mede o número de cliques que os links das suas postagens receberam em relação ao alcance do conteúdo. É mais uma métrica que te permite medir o engajamento do público com seus posts. Esse número é mais usado em anúncios ou blogposts, mas pode também ser aplicado aos conteúdos orgânicos das redes sociais.

Conversão


O objetivo principal de qualquer campanha é conduzir as pessoas a fazer alguma ação, o que é chamado de conversão. Geralmente, o que a maioria das marcas espera é que essa ação seja a compra de seu produto ou serviço. Por isso, geralmente, essa métrica é a mais importante a ser analisada. Em caso de lojas virtuais, esse número é mais fácil de ser medido, através do Google Analytics ou das próprias redes sociais. Mas, lojas físicas também podem se beneficiar desse número, perguntando a todos os clientes como eles conheceram o negócio, por exemplo. 

ROI

O retorno sobre investimento (ROI) é um número simples de ser medido e varia de acordo com os objetivos e estratégias da empresa. O objetivo é medir quanto de faturamento você conseguiu ao tentar atrair seguidores, curtidas ou aumentar o número de vendas.  A conta é simples: subtraia o investimento feito da receita gerada por meio desses canais e divida o resultado pelo investimento. Multiplique por 100 e chegue ao percentual de retorno sobre investimento.



Verifique cada uma dessas métricas periodicamente, todo dia, uma vez por semana ou por mês, de acordo com o que fizer sentido para o seu negócio. O importante é ficar sempre atento ao que está dando certo ou pode melhorar e redesenhar sua estratégia de acordo com isso.


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Barbara Bastos

Formada em Jornalismo, meu foco sempre foi em empreendedorismo  e negócios. Já trabalhei como repórter na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Hoje ajudo a tirar todas as suas dúvidas relacionadas aos mais diversos temas aqui no blog da Collact.

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