Todo negócio tem um público-alvo específico. Entender esse público e quem ele representa pode não ser uma tarefa fácil, mas é essencial conhecê-lo para definir estratégias, próximos passos e até campanhas de marketing.
Segundo o dicionário de Oxford, público-alvo significa “segmento da sociedade com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.), ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens”. Resumindo: o público-alvo é o grupo de pessoas com quem você quer se comunicar.
Essa segmentação acontece porque o mercado e os hábitos de consumo são diferentes. De acordo com perfil demográfico, comportamental e transacional, cada pessoa se encaixa em uma parcela da população. Cada um desses grupos têm diferentes gostos e objetivos que influenciam nos seus hábitos de consumo.
Mas, por que isso importa para o seu negócio?
Bom, para começar, independentemente de qual seja seu ramo de atividade, você tem um público-alvo — mesmo que você não saiba ou não tenha pesquisado. Você pode usar o conhecimento de quem são essas pessoas para criar campanhas de marketing mais assertivas e com mais resultados, além de entender porque essas pessoas voltam (ou não) para o seu negócio.
Além disso, nem todo seu público-alvo é cliente da sua empresa. Assim, entender seus gostos e desejos é também trazer mais consumidores e aumentar o faturamento. Por isso, quanto mais completos forem os dados que você tem dessas pessoas, melhor tende a ser sua segmentação e seus resultados.
Alguns dos principais benefícios de ter um público-alvo bem definido são: desenvolver uma identidade que atraia seu público, definir seus canais de comunicação, determinar quais serão as promoções e prêmios e aumentar sua gama de produtos ou serviços. Isso porque com seu público-alvo definido fica mais fácil descobrir maneiras de alcançá-lo. Em vez de tentar conquistar toda a população, você tem um foco maior e assim consegue conhecer melhor as características que o representam e o que eles procuram quando querem comprar um produto ou serviço.
Por exemplo, se o seu público é mais jovem, vale apostar mais em redes sociais como TikTok e Twitter. Se for mais velho, no Instagram e Facebook. Além disso, conhecê-lo te ajuda a definir quais serão os conteúdos e formatos presentes em cada um dos canais. Com mais assertividade, você diminui os custos e aumenta a efetividade das suas ações.
Seu planejamento de conteúdo deve ter isso em mente. Não perca a oportunidade de encantar seus clientes, usando a plataforma ou o conteúdo errado.
Outro ponto importante é entender que público-alvo não é a mesma coisa que persona. A persona é a representação da maior parte do seu público-alvo, considerando suas principais características, e é construída a partir de um estudo da sua base de clientes. Ou seja, apesar de ambas serem baseadas em dados, a persona é quase como um personagem criado para facilitar a compreensão do público-alvo. Abaixo criamos um exemplo para uma loja de materiais esportivos:
Além de seu público-alvo ser diferente da sua persona, ele também não é representado somente pelos seus clientes. Qualquer pessoa que se identifique com a sua marca, que precise do seu produto ou serviço e até pessoas que nem te conhecem. Para saber exatamente quem são essas pessoas (ou pelo menos ter uma ideia) criamos um passo a passo para a criação do público-alvo.
Qual é o seu nicho de mercado? Quem são seus concorrentes? Se você não sabe responder essas perguntas, você não conhece seu público. Entender o que cada empresa do seu ramo de atividade oferece e como eles atingem seu público é essencial para começar a atender quem são os potenciais clientes.
Por isso, faça uma pesquisa de mercado e entenda como a sua empresa soluciona os problemas daquele público e porque eles procurariam você em vez da loja ao lado.
O objetivo de toda e qualquer empresa é resolver um problema do cliente e seu produto ou serviço deve criar essa sensação. Pensando na sua empresa: qual problema ela busca solucionar? Qual o perfil das pessoas que buscam solucionar esse problema?
Voltando ao exemplo da nossa loja de materiais esportivos:
Logo, nosso público-alvo pode ser definido como todos esses fãs. Ainda assim, é possível segmentar ainda mais. Como oferecemos itens de colecionador, nossos clientes não só precisam ser fãs, mas também ter interesse em gastar um pouco a mais para comprar produtos únicos.
Tentar definir seu público-alvo baseado em “achismos” não é o ideal, isso porque são os dados que possibilitam ter informações mais fundamentadas. Fazer uma pesquisa com coleta de informações é um dos primeiros passos para conhecer seu público.
Caso você seja dono (a) de uma empresa que não tem esses dados estruturados ainda ou está começando a construir seu negócio, você pode usar ferramentas digitais gratuitas. O Google, por exemplo, oferece ótimos produtos nesse sentido. Dois deles que você pode usar são o Google Analytics e o Google Trends. O primeiro é ótimo para empresas que têm um site e querem conhecer mais sobre as pessoas que visitam suas páginas, de onde elas são e mais. Já o segundo possibilita saber o que está sendo buscado e qual o volume de pesquisa desses termos.
Além disso, órgãos governamentais e empresas de pesquisa também entregam diversos dados e informações que podem ser utilizadas para conhecer mais pessoas.
Outro recurso que você pode usar é ainda mais simples: conversar com pessoas interessadas em comprar seu produto ou serviço. Use as redes sociais para encontrar esse público e ouça o que eles têm a dizer sobre o problema que você busca solucionar. Esse passo é muito importante para qualquer empresa.
Depois de tantas pesquisas e dados, chegou a hora de colocar no papel tudo que você descobriu. Nesse momento, você deve conseguir preencher alguns critérios básicos para definição do público.
Apesar de o momento ideal para definir o público-alvo seja no momento do plano de negócios, essa definição deve ser vista e revista várias vezes durante o crescimento e desenvolvimento da empresa. Muitos públicos criados há alguns anos podem deixar de existir, por exemplo. Atente-se a essas mudanças e mantenha seu negócio atualizado.
Essas 5 dicas são o passo inicial para que seu negócio tenha um público-alvo bem definido e que ajude no dia a dia da empresa. Leve esse aprendizado para toda a sua equipe e garanta que todas as ações serão pensadas a partir do que o cliente quer, principalmente quando se tratam de campanhas de marketing e de comunicação.
Agora, com seu público-alvo definido, você pode começar a lançar melhores promoções e comunicações, sem medo. É provável que com esse passo, elas comecem a dar maior retorno e trazer mais sucesso para seu negócio.
Formada em Jornalismo, meu foco sempre foi em empreendedorismo e negócios. Já trabalhei como repórter na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Hoje ajudo a tirar todas as suas dúvidas relacionadas aos mais diversos temas aqui no blog da Collact.