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Como descobrir se preciso de um programa de fidelização?

O relacionamento com o cliente assumiu um lugar de destaque nas empresas. Por consequência, o tema programa de fidelização tem sido muito abordado nos últimos tempos. Diversos projetos do tipo foram criados e bem-sucedidos.

Outros, entretanto, perderam-se de sua finalidade, deixaram de ser atraentes e ainda trouxeram questionamentos para a classe empresarial. Muitos empreendedores se perguntam se vale a pena implantar um programa de fidelização de clientes em sua companhia, se seu tipo de negócio comporta essa estratégia, etc.

Este post vai ajudar a responder se a criação de um programa de fidelização é a opção mais viável e benéfica para sua empresa. Acompanhe!

Por que devo investir em um programa de fidelização?

São dois os principais benefícios da fidelização: o cliente fidelizado gasta mais e é mais fácil estimular as vendas para os fidelizados do que para os novos clientes.

É comum o fracasso de algumas atividades, que buscam melhorar o relacionamento com clientes, causado pela falta de foco no verdadeiro objetivo dessas práticas. Mais que a acumulação de pontos e a troca de prêmios, a real finalidade do programa de fidelidade é a reunião de dados dos consumidores.

Tais dados serão usados na tomada de decisões da empresa e na definição de ações que busquem aumentar as vendas e elevar o nível de satisfação da clientela com o estabelecimento.

Ao ingressar em um programa de fidelidade, nasce uma relação personalizada na qual o cliente fornece seus dados e espera que a empresa devolva boas experiências e ofertas significativas de acordo com seu perfil.

Um erro corriqueiro costuma ser o bombardeio de ofertas e promoções que não despertam interesse, desestimulam e geram o desligamento do programa pelo cliente, já que suas informações não foram bem aproveitadas.

A seguir abordaremos algumas questões que podem ajudar você a decidir se precisa ou não de um programa de fidelização de clientes.

Seus clientes retornam à sua loja com frequência?

Você e seus colaboradores precisam observar se existem clientes assíduos em seu negócio. Caso isso não esteja acontecendo, significa que seus produtos possivelmente não agradam como deveriam. Seria importante corrigir a possível falha e criar mais um atrativo para que seus clientes voltem.

Você sabia que o valor gasto na aquisição de um novo cliente para um negócio é sete vezes maior que o necessário para a manutenção de um cliente regular? Esse é um bom motivo para investir em um programa de fidelização, pois de antemão será mais econômico.

Seus consumidores estão satisfeitos?

O descontentamento do cliente pode ser notado pela falta de elogios ou de manifestações em redes sociais. E isso pode ocorrer devido à queda de qualidade do produto ou do atendimento, mas também por não haver algum programa de recompensas que estimule seus consumidores.

Um bom programa pode estimular que o cliente, além de aumentar as vendas, faça publicidade para seu negócio de forma gratuita. O compartilhamento nas redes sociais sobre os prêmios recebidos e as promoções realizadas, mais que expressão de contentamento, representam uma ação de marketing.

Sua empresa já tem acesso aos dados e perfis de seus consumidores?

Algumas empresas, pela natureza do seu ramo de atividade, já têm acesso aos dados de seus clientes. Podemos citar as instituições financeiras ou empresas que promovem a entrega de bens duráveis.

Outros estabelecimentos, por conta do alcance de uma rede online de relacionamento consolidada, também já possuem uma relação mais próxima com seus consumidores.

Em ambos os casos foram atingidos os objetivos de obtenção dos dados dos consumidores. Não se faz necessário, então, implementar um programa de vantagens para os clientes.

A concorrência já possui programa de fidelização?

Se seus concorrentes já aplicam programas de fidelização para seus clientes, é interessante que você também o faça para não ser prejudicado no mercado. Esse tipo de estratégia sempre desperta o interesse dos consumidores. E se o programa de fidelidade é bom, o cliente relutará em procurar o seu concorrente.

Existem empresas especializadas no desenvolvimento de programas de acordo com o perfil de cada empreendimento. Além do enfoque correto, esse tipo de assessoria pode fornecer ferramentas que garantam o destaque de seu negócio.

Um desses artifícios é a utilização de elementos tecnológicos no lugar dos convencionais, como a substituição dos cartões por tablets e o oferecimento de aplicativos para o relacionamento entre a loja e o cliente.

As vendas de seu negócio costumam cair por um determinado período?

São muitos os empreendimentos que possuem períodos de queda nas vendas. Essas retrações podem ocorrer em dias específicos do mês, estações do ano, determinados meses, etc. Entretanto, quando o cliente é fidelizado, ele pode contrariar essas tendências de mercado e procurar o estabelecimento por mais vezes que o de costume.

Se o programa de fidelidade oferece boas recompensas, os clientes se sentirão estimulados a comprar não só por necessidade, mas também com a intenção de pontuar e conseguir os prêmios de seu interesse. Isso ajudará a aumentar as vendas nos períodos em que as vendas costumam cair.

Tentamos mostrar com as questões acima que, muitas vezes, decisões são tomadas com uma intenção e os resultados costumam não ser atingidos por haver confusão entre o meio e o fim do que é buscado.

O desenvolvimento bem assistido de um programa de fidelidade, desde que conforme as necessidades de cada negócio, tende a trazer benefícios à empresa, não importando seu porte.

Mas não pode perder-se de vista que o principal propósito é o envolvimento do perfil do cliente nos negócios.

Analise se seu negócio vai bem, se você tem um bom produto, se sua equipe está bem treinada e oferece um bom atendimento, mas suas vendas ainda não estão atingindo os resultados esperados.

Para complementar, se ao responder as perguntas trazidas pelo artigo, você decidiu que deve tomar uma ação para reter clientes, bem, é hora de pensar em criar um programa de fidelidade para sua empresa. Mas lembre-se de utilizar essa ferramenta com sabedoria para que seus esforços não sejam desperdiçados.

Para que isso não ocorra, entre em contato conosco! Somos uma empresa especializada no desenvolvimento de programas de fidelidade. Informe-se mais sobre o assunto com uma conversa!

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