Programa de Fidelidade ou Ofertas Automáticas? Os dois!

Nem todo cliente é igual. Cada um está em um momento de relacionamento com a sua loja. Alguns ainda não a conhecem, outros são novos e alguns são recorrentes. Atingir todos eles e fidelizar esses clientes é importante para aumentar o seu faturamento. Mas como cada um está em uma “fase”, é essencial tomar iniciativas específicas para cada um. 

A Collact percebeu isso e oferece serviços para que seu estabelecimento se comunique com todos os seus públicos e ofereça benefícios específicos para cada um.

Na jornada do cliente é possível mapear o relacionamento com cada cliente

O mais conhecido é o Programa de Fidelidade, que dá créditos para seus clientes recorrentes — que podem ser usados somente na sua loja. Mas oferecemos também Ofertas de Aquisição que permitem que você atinja pessoas que ainda não conhecem sua marca e fazemos esses clientes voltarem sempre com as Ofertas Automáticas

Nesse texto explicamos melhor como funciona cada uma dessas funcionalidades e porque é tão importante ativar todas elas.

Programa de Fidelidade

Essa iniciativa é similar aos cartões de papel, oferecidos em muitas lojas. A cada compra o cliente recebe um carimbo e na décima primeira, ganha um “prêmio”. Na prática, o desconto dado em cada transação é de 10%. 

Na Collact, automatizamos esse processo. A cada compra a pessoa recebe uma porcentagem do valor gasto em forma de créditos. Por exemplo, se alguém gastar R$ 50 e você oferecer 10% de crédito, ela junta R$ 5 para gastar na sua loja. Conforme o tempo vai passando (e ela, voltando), os créditos se acumulam. 

A partir daí, críamos uma relação mais próxima e as pessoas têm motivos para voltar sempre — principalmente, porque os créditos acumulados com você, só podem ser usados no seu estabelecimento.

O melhor de tudo, é que todo o processo de cadastro de clientes é feito dentro da maquininha da Stone. Esse sistema é mais moderno que o cartão de papel, mais seguro e não impacta sua operação.

Além de fazer o mais importante: aumentar o seu faturamento. Em média, clientes cadastrados gastam até 34% a mais do que os não cadastrados. 

Oferta de Aquisição

Para não ter só pessoas que já conhecem seu estabelecimento se tornando recorrentes, é importante receber novos clientes. Uma maneira eficiente de fazer isso é criando as ofertas de aquisição.

O que você vai oferecer com essa oferta, depende do que achar que pode ser mais atrativo. Ela vai ser visualizada por todos os usuários Collact em uma aba no nosso aplicativo. Dessa maneira, além de chamar pessoas que não conhecem seu estabelecimento, você também gera uma “renda incremental”, que é o valor gasto pelo cliente além do que foi abatido pela promoção.

Outra maneira de conquistar novos públicos é por meio da oferta Indique e Ganhe. Nela, seus cliente divulgam sua oferta de aquisição em troca de créditos. Assim, cada vez que alguém usar o cupom enviado por essa pessoa, ela ganha uma um crédito para ser gasto na sua loja.

Ofertas automáticas

Imagine o seguinte cenário: você tem um cliente que visitou sua loja uma ou mais vezes, mas depois esqueceu de você — ele fica 30 dias sem voltar, ou pior, 120 dias. Sem nenhum dado que te permita perceber isso para tentar trazê-lo de volta, o cliente nunca mais aparece. Por isso a Collact criou as ofertas automáticas

Pensando em cada momento do ciclo de vida do cliente, críamos quatro campanhas:

  • Especial de aniversário: sete dias antes da data de aniversário do cliente, ele recebe uma oferta que dura 15 dias;
  • Boas-vindas: assim que um cliente realizar o cadastro na sua loja, essa oferta é disparada para que ele volte. A data de expiração pode ser 7, 15 ou 30 dias;
  •  Clientes em risco: após 30 dias sem o cliente voltar, uma oferta automática é enviada para tentar trazê-lo de volta. Também expirando em 7 dias;
  • Clientes inativos: essa oferta é disparada após 60, 90, 120 dias sem visitas e tem validade de 7 dias.

Para todas as ofertas é você quem escolhe qual o “prêmio” — uma refeição, uma peça de roupa ou um desconto. Você pode criar também regras adicionais que podem, por exemplo, fazer os clientes usarem a oferta em dias de menos movimento.


É importante ressaltar que cada cliente é único e é atingido por estratégias específicas. É exatamente por isso que a Collact oferece tantas funcionalidades. Nosso objetivo é te ajudar a crescer, aumentar faturamento e se comunicar com o cliente certo na hora certa. Não basta falar apenas com os clientes em risco ou novos ou recorrentes, é preciso atingir toda a sua base.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira entender melhor sobre como a Collact pode ajudar o seu estabelecimento, temos uma equipe dedicada a te ajudar com isso. Nosso time de Gestores de Conta ajuda diariamente diversos empreendedores a ter sucesso. Saiba como e entre em contato.


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