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Vale a pena investir em um programa de fidelidade digital?

Já imaginou se existisse uma maneira de garantir o retorno dos clientes ao seu estabelecimento? E se fosse possível ter a segurança de que eles serão atendidos da melhor maneira?

Pois bem, esse cenário é real e os objetivos podem ser atingidos por meio da adoção de um bom programa de fidelidade. A prática destaca-se no varejo, principalmente pelos benefícios que oferece em relação à retenção e manutenção do cliente.

Segundo empresários e consultores experientes, a melhor maneira de fidelizar é entender as particularidades. E é justamente para facilitar a compreensão do seu público-alvo que o programa de fidelidade se apresenta como alternativa eficiente.

A ferramenta proporciona o aumento do consumo por parte do cliente em cerca de 30%, segundo pesquisas. Estudos também apontam que 58% dos clientes que participam de programas de fidelidade retornam ao estabelecimento, o que mostra a satisfação em sentir-se mimado e recompensado por sua lealdade.

Além disso, com esta vertente de relacionamento, é possível gerar relatórios detalhados. As informações servirão de substrato para a produção de um banco de dados detalhado, com características de consumo do seu cliente. O conjunto de dados será capaz de indicar, inclusive, quais deles voltam à sua empresa.

Por meio do programa, você também tem a chance de conhecer e interagir com o seu público, identificando corretamente as suas necessidades. Com base nas informações coletadas, será capaz de oferecer um atendimento diferenciado.

Portanto, a implementação de um programa de fidelidade digital na sua empresa trará inúmeras vantagens. Continue a leitura do artigo e confira os benefícios:

As visitas do cliente são pontuadas

Toda vez que o consumidor for à sua loja, ele ganha pontos. Esses pontos funcionam como uma espécie de moeda não convencional, passíveis de serem trocados por prêmios, o que estimula novas compras.

Clientes satisfeitos com a sua empresa não se preocuparão apenas com o preço, mas também com o atendimento que a organização oferece.

Por consequência, se o seu atendimento for impecável, o seu cliente se tornará fiel ao produto ou serviço. E o melhor:  trará novos clientes, já que a propaganda boca a boca é a melhor e mais confiável.

Os laços com o cliente são estreitados

Deixar claro para o consumidor que ele é importante e que será recompensado por sua lealdade é uma das formas mais eficazes de construir laços.

Por meio do programa de fidelidade, o cliente terá um motivo extra para voltar a fazer negócio com a sua empresa. A cada compra ele ganhará pontos e, quanto mais pontos, mais prêmios conseguirá obter.

A vantagem dos programas digitais em relação àqueles offline está, entre outras coisas, no fato de que todas as operações, inclusive a pontuação acumulada, podem ser acessadas online.

A interação com o público é melhorada

Uma das vantagens que um bom programa de fidelidade digital oferece é uma melhor e mais intensa interação com a clientela.

Caso você desenvolva, por exemplo, um aplicativo que contenha informações relevantes sobre a sua marca, você poderá usá-lo como ferramenta de relacionamento. Investigue especificidades da sua audiência: gostos, hábitos, dificuldades, quanto esteve em sua loja ou visitou o seu site, dúvidas e sugestões etc.

Se esforce para que a experiência de compra não seja algo passageiro, mas uma relação duradoura.

Auxilia na divulgação da empresa

A adoção do programa de fidelidade digital você possibilitará menor custo de aquisição, fidelização e retenção de clientes. Propiciará, ainda, a realização de eventos promocionais em parceria com outros participantes do projeto.

O acesso à base de dados de clientes vindos de outros nichos de mercado permite o monitoramento e fornece respostas para questões do tipo: “o processo ocorreu da forma planejada?”, “os clientes, tanto os fixos quanto os novos, estão satisfeitos?”, “as vendas aumentaram?”, ou ainda – “o crescimento do faturamento foi proporcional ao programa?”.

Programa de fidelidade não é promoção

Se a promoção tem um prazo para terminar, fazendo com que o seu fluxo de vendas aumente apenas naquele período, com o programa de fidelidade isso não acontecerá.

Trata-se de uma ação permanente. Não vislumbra a interrupção, muito pelo contrário: é justamente a ausência de prazo que encantará o cliente. Ele não precisará esperar por uma época específica para encontrar vantagens em comprar, pode comprar o ano inteiro, todos os dias do ano e, quanto mais comprar, mais ganhará.

A versão digital elimina problemas burocráticos

Se você já ouviu falar sobre programas de fidelidade à moda antiga, sabe bem que havia a necessidade de marcar as pontuações através de um cartão e que, muitas vezes, esse cartão era perdido.

Assim, gerava transtornos tanto para o comerciante quanto para o cliente, que ficava sem saber como recuperar a pontuação acumulada. Mas agora a realidade é outra e todo o processo pode ser acompanhado online.

Ao contrário do que acontecia antigamente, o programa de fidelidade digital aboliu a necessidade de utilizar cartão e, consequentemente, o risco de perdê-lo.

Seu cliente terá acesso fácil às informações necessárias, que serão disponibilizadas online, no site ou aplicativo da empresa.

Facilita o acesso

Com apenas alguns comandos no celular, tablet ou no computador, o participante acompanhará o saldo; prêmios disponíveis; os estabelecimentos com acesso ao programa; promoções exclusivas; entre muitas outras vantagens.

E não para por aí: Alguns aplicativos já avisam ao usuário, ao passar pela porta de uma loja, quais prêmios estão disponíveis para resgate, ou seja, mais um incentivo para que ele visite o seu estabelecimento.

A premiação não depende de sorte

Não existem azarados nos programas de fidelidade digital. Todos os dias são de sorte. Por não haver concorrência ou sorteio, o cliente ganha sempre. Basta comprar, acumular pontos e retirar o prêmio.

O uso é democrático

Não existem grandes dificuldades para a adesão e utilização dos programas de fidelidade digital! Com uma interface didática, o aplicativo é facilmente manuseado, fazendo com que o seu cliente tenha uma grande experiência de compra, tanto dentro quanto fora da loja.

Com base nas informações apresentadas, podemos concluir que as empresas que não possuem um programa de fidelidade digital estão atrás da concorrência.

A organização que tem uma metodologia sólida no processo de vendas e entende a importância da retenção, ganha notoriedade. Outro aspecto relevante na fidelização é a economia, afinal, conquistar um novo cliente requer custo muito maior que manter os atuais.

Deseja adotar um programa de fidelidade digital na sua empresa? Entre em contato e saiba por quê a Collact é referência no assunto.

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