Me candidatei, e agora? Entenda o processo seletivo da Collact.

Diversas oportunidades no mercado de trabalho surgem a todo momento e, felizmente, hoje contamos com excelentes ferramentas que auxiliam a tomar decisões melhores na nossa carreira profissional. ‍Entretanto, assim como em toda e qualquer decisão, essa busca pode gerar uma série de dúvidas. Pensando nisso, viemos explicar um pouco mais sobre como acontece o processo seletivo aqui na Collact e trazer algumas dicas para você mandar bem na sua candidatura. Bora lá?‍
Publicado em:
12/4/2022

Diversas oportunidades no mercado de trabalho surgem a todo momento e, felizmente,  hoje contamos com excelentes ferramentas que auxiliam a tomar decisões melhores na  nossa carreira profissional. 

Entretanto, assim como em toda e qualquer decisão, essa busca pode gerar uma série de dúvidas. Pensando nisso, viemos explicar um pouco mais sobre como acontece o processo seletivo aqui na Collact e trazer algumas dicas para você mandar bem na sua candidatura. Bora lá?

Nosso desafio 

Primeiro, você deve conhecer um dos pontos fundamentais da nossa história: somos movidos por desafios. Nossa missão é digitalizar negócios fortalecendo o relacionamento e a conexão dos comerciantes com seus clientes. 

Inovação e aprendizado fazem parte da nossa essência e sempre estimulamos o melhor das nossas pessoas. No ano de 2021, tivemos um crescimento de 108% no nosso número de colaboradores. Muita coisa, não é? Seguimos em um momento de expansão e, para isso acontecer da melhor forma possível, buscamos talentos alinhados com os nossos valores e propósito.

E como acontece essa busca? 

O time de Pessoas tem como sua principal missão formar, desenvolver e empoderar as demais áreas para que estejam prontas para realizar desafios. Pensando no início da jornada dos futuros Collacters, o time de Atração e Seleção não poupa esforços para encontrar talentos alinhados com nossos valores e cultura. 

Os valores são fundamentais para a construção da identidade da empresa e, durante o processo seletivo, servem como norteadores das decisões. Eles estruturam toda a nossa cultura organizacional, ou seja, o conjunto de atitudes, competências e comportamentos que valorizamos nos nossos times. Vamos entender melhor quais são eles. 

Nossos valores 

Amor ao cliente: Somos apaixonados por escutar nossos clientes e obcecados por resolver seus problemas. Por meio da empatia, buscamos conhecê-los a fundo, priorizamos o que traz mais resultado para os clientes e colocamos seu sucesso no centro da comunicação, sem medir esforços para ajudá-los.

Transparência: Temos um compromisso com a verdade nas nossas relações e confiamos em nossos clientes e colegas de trabalho. Não temos medo de assumir erros, perguntar ou expressar nossa opinião quando algo nos incomoda. Somos honestos e sinceros, sempre com sensibilidade e empatia. 

Aprendizado: Somos apaixonados pelo processo de desenvolvimento e prezamos pela evolução do nosso time. Temos compromisso e responsabilidade pela qualidade da entrega, equilibrando as demandas de forma saudável. Mantemos o nível elevado, buscando nos desafiar e melhorar constantemente. 

Trabalho em equipe: Conhecemos os nossos times e cooperamos uns com os outros para um objetivo em comum. Somos prestativos, disponíveis e sempre buscamos deixar o clima do time mais descontraído e enérgico. Trabalhamos com leveza, mas sem perder o foco. 

Liberdade e responsabilidade: Pensamos e agimos como líderes, transmitindo nosso conhecimento em tudo que fazemos. Questionamos e tomamos decisões com responsabilidade pela empresa e pelas pessoas.

Curta o trabalho: Temos energia e entusiasmo e não nos deixamos contaminar por dificuldades, agindo sempre rumo à resolução. Temos flexibilidade e resiliência quando mudanças surgem pelo caminho, sempre estimulando nosso pensamento criativo. Nos divertimos, pois acreditamos que, quando trabalhamos com o que gostamos, podemos fazer mágica. 

Nossa cultura

Em todo grupo de pessoas, encontramos algumas características, o nosso famoso “jeitinho de ser”. Os valores, atitudes, hábitos, comportamentos e até mesmo a maneira como as pessoas se relacionam, são alguns dos exemplos que definem a cultura. Em uma empresa isso também acontece e compreendê-la é essencial para potencializar os resultados. 

Aqui na Collact, temos um ambiente dinâmico e de muita autonomia, aliados à responsabilidade. Realizamos o que acreditamos, buscando sempre inovar e contribuir de forma mais protagonista para a evolução do produto e do negócio. 

O processo seletivo

Agora que você já conhece um pouco mais do nosso propósito e da maneira que executamos os nossos processos, vamos te explicar como realizamos o match perfeito em nosso recrutamento. 

Antes de divulgarmos nossas vagas, realizamos uma etapa fundamental chamada Alinhamento de Perfil. Nela iremos entender com os gestores da vaga o que estamos buscando em nossos candidatos, quais serão os principais requisitos técnicos e comportamentais, desafios do dia-a-dia, entre outros. 

Após essa definição, realizamos a divulgação na nossa Página de Carreiras e sempre compartilhamos nossas posições no Linkedin e demais canais de divulgação. Então, para ficar sempre a par das nossas novidades, não esqueça de acompanhar nossa página.

Me inscrevi, quais são os próximos passos?

Após o preenchimento do formulário de inscrição, recebemos todas as candidaturas na nossa plataforma de recrutamento e em seguida, você recebe um e-mail confirmando a sua candidatura.

Caso não tenha se inscrito para alguma oportunidade, você também pode receber um contato de nossas recrutadoras através do Linkedin, um processo chamado de hunting. Uma sugestão: mantenha seu perfil do Linkedin sempre atualizado e fique ligado(a) na sua caixa de mensagens!

Triagem de perfil

Queremos conhecer você a fundo e, para que o nosso processo seletivo cumpra com os objetivos definidos, analisamos cada currículo minuciosamente, atentos  aos pré requisitos da vaga. Então, aqui vai uma dica: no período de inscrição, é essencial ler com atenção todos os atributos exigidos para a posição e a descrição das atividades. 

Em algumas posições, nesta etapa, também podemos aplicar testes auxiliares (situacionais, motivacionais e culturais), a fim de compreender melhor a sua trajetória, vivência, habilidades, gostos e objetivos profissionais. 

Papo Inicial

Chegou o momento de nos conhecermos melhor. No Papo Inicial, o time de Pessoas entende sua história de vida, valores e habilidades. Também é o seu momento de saber um pouco mais sobre a posição, a empresa e tirar todas as dúvidas. Fique à vontade, queremos saber mais sobre você e entender se as expectativas e pré requisitos iniciais estão alinhados de ambos os lados. Nesta etapa, você também é informado(a) de alguns alinhamentos referentes à vaga e outras informações como prazos, devolutivas e como serão as próximas etapas.

Papo Técnico

Que maravilha! Você avançou em mais uma etapa e agora vamos conhecer um pouco mais sobre suas competências técnicas e experiências profissionais. O Avaliador Técnico realiza algumas perguntas sobre situações que você já tenha vivido e também, é responsável por identificar como seria a sua vivência no nosso cenário atual. Essa etapa também pode contar com um case técnico, contendo algum desafio relacionado à posição. Mas não se preocupe, você sempre será informado(a) de como será o case por e-mail!

Papo Cultural

Uau, você chegou na última etapa! Agora, nosso foco é avaliar se você demonstra os valores e práticas que estão de acordo com a nossa cultura organizacional, abordados anteriormente. Nessa etapa, a conversa é conduzida por um dos nossos Avaliadores Culturais, ou seja, pessoas que são referências aqui na Collact quando o assunto é cultura. Você conhecerá um pouco mais sobre nosso jeito de trabalhar, rituais e como executamos nossos processos no dia-a-dia. Aproveite este momento para tirar todas as suas dúvidas referentes a posição e/ou o processo seletivo (como ferramentas, desafios da área, carreira ou outras possibilidades de atuação). 

Observação: Hoje o nosso processo acontece 100% de forma remota pelo Google Meet. Existe também, a possibilidade de haver eventualmente mais etapas ao longo do processo seletivo, incluindo papos com outras referências técnicas ou culturais na Collact. 

E o match

Caso tenha a aprovação em todas as nossas etapas, chegou a hora do SIM! Enviamos uma proposta formal por e-mail contendo todas as informações sobre a vaga, como questões salariais, benefícios, jornada de trabalho e descrição das atividades. É hora de avaliar com muito carinho e, caso esteja alinhado de ambas as partes, teremos um(a) novo(a) Collacter alçando voos ainda maiores conosco!

Mas, caso não role dessa vez, não desista da gente não, viu? Talvez nesse momento, ou pra essa posição em específico, não tenhamos o match, mas continue acompanhando nossa página de carreiras e redes sociais para novas candidaturas. Quem sabe a gente não se encontra em breve? 

Importante: buscando o seu desenvolvimento e te auxiliar em processos futuros, nós repassamos um feedback final esclarecendo alguns dos pontos observados durante o processo e pautados no nosso valor de transparência. 

Agora que você já conheceu um pouco sobre o nosso processo seletivo, espia alguns dos mandamentos da Collact para alavancar sua candidatura: 

  • Escutarás ativamente nosso cliente e o defenderás obstinadamente;
  • Não terás medo de pedir ajuda;
  • Ultrapassarás seus objetivos; 
  • Serás você mesmo(a) hoje, e amanhã serás um pouco melhor;
  • Acreditarás no seu potencial e confiarás no time; 
  • Serás dono(a) e responsável pelo que faz;
  • Pensarás grande e começarás pequeno;
  • Estarás aberto(a) a mudanças;
  • Amarás o que faz e darás o seu melhor;
  • Serás leve, divertido(a) e viverás a experiência!

Queremos muito te ver por aqui e sempre estaremos disponíveis para esclarecer dúvidas que possam surgir. Na Collact você vai encontrar uma missão capaz de transformar vidas e, quando trabalhamos com  o que gostamos, podemos fazer mágica.

Bora fazer parte disso tudo? Conheça nossas vagas em aberto.

Gabi Pontes

Meu nome é Gabriela, mas o pessoal por aqui costuma me chamar de Gab! Sou graduada em Psicologia pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e, aqui na Collact, faço parte do time de Pessoas, tendo o desafio de ser Recrutadora para as áreas de Operações e Negócios! Minha missão é encontrar e trazer as melhores pessoas para os nossos times e assim crescermos e fazermos história juntos.

Você também pode gostar destes posts

voltar para o blog

Receba conteúdos Collact