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Como melhorar o relacionamento com o cliente em minha empresa?

Melhorar o relacionamento com o cliente é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores preocupações dos comerciantes. O cliente fidelizado propaga sua satisfação, automaticamente, angaria novos clientes e faz a melhor propaganda que pode existir, tendo sua própria experiência como forma de credibilidade.

Para que você entenda a importância de melhorar esse relacionamento e como fazer isso, continue a leitura do post!

Qual a diferença entre satisfazer e fidelizar o consumidor?

Antes de tudo, é necessário que você entenda a diferença que existe entre essas duas ações. Satisfazer o seu cliente é a melhor forma que você tem para fidelizá-lo, pois, um cliente satisfeito sempre voltará ao seu estabelecimento. Ter preços baixos, bom atendimento, produtos de qualidade e oferecer o que o cliente quer é importante, entretanto, não é o suficiente.

Para você melhorar o relacionamento e fidelizar o seu cliente você precisa fazer com que ele se sinta satisfeito e volte à sua loja pelo conjunto que a empresa oferece, não somente por algo temporário.

Um exercício interessante a ser feito é colocar-se no lugar do cliente: como você gosta de ser tratado quando chega a um estabelecimento? Sim, trate seu cliente da mesma maneira que você gostaria de ser tratado. Faça com que ele se sinta o dono do local, o dono da casa, aquele que percorre por todo o ambiente sem se incomodar, que conhece bem e sente-se a vontade para falar bem, para convidar os amigos a fazerem uma visita.

E como melhorar o relacionamento com o cliente?

Conheça-o

Atualmente todo o processo de vendas é automatizado, permitindo o registro do perfil de compra de cada cliente. Através de sistemas de BI (business Intelligence) é possível armazenar, analisar e monitorar os seus hábitos de consumo, tendo informações personalizadas e confiáveis.

Com essas informações, sua equipe de vendas poderá atender e focar as necessidades do cliente, sendo muito mais eficiente e, com isso, minimizando gastos. Analisar as experiências e observar passou a ser, muitas vezes, mais importante do que os dados coletados.

Ofereça atendimento personalizado

Como você se sentiria se entrasse em uma loja e o atendente soubesse o seu nome? Sim, isso é extremamente importante na hora de manter um bom relacionamento com o cliente. Chamá-lo pelo nome faz com que ele se sinta à vontade, e perceba que faz parte daquele local. Faça um cadastro com o nome e telefone de seus clientes, entre em contato para falar de novidades, mostre para ele que a presença dele é importante para você.

Ofereça mais do que ele espera

Se o seu cliente está buscando o pão, questione-o se ele não gostaria de levar o presunto, por exemplo. Ofereça uma amostra de uma nova marca, ofereça brindes, peças que, financeiramente possuem valores irrisórios, mas que para o cliente soará como um grande ato de gentileza.

Preste atenção, sem ser invasivo

Se o seu cliente entrou em seu estabelecimento, com toda a certeza o que ele mais deseja e sentir-se a vontade, ou seja, não o siga pelo local, questionando se ele precisa desse ou daquele item, não o deixe incomodado, basta que você fique atento.

Preste atenção para onde ele direciona o olhar, os itens que demonstra interesse e, no momento correto, se mostre disponível. É de extrema importância saber o momento correto, por isso preste atenção. Os sinais falam muito mais do que as palavras.

Tire todas as dúvidas

Não importa se o seu cliente tem uma ou vinte dúvidas, se o seu objetivo é melhorar o seu relacionamento com ele, tire todas essas dúvidas, se coloque à disposição para atendê-lo e para sanar qualquer questão que tenha ficado pendente.

Ofereça novidades

Sem sair do seu leque de produtos, ofereça uma gama de novidades para o seu cliente. Imagine o quão bom será a experiência dele em seu estabelecimento se toda vez que ele chegar lá encontrar algo novo, algo diferente, que chame a sua atenção. As novidades podem fazer com que, ao passar pela porta, ele sinta vontade de entrar para ver o que tem de novo, o que ele não viu no dia anterior.

Invista na decoração e na valorização do ambiente

Um ambiente agradável é tão importante quanto os produtos que você comercializa, de nada adianta se os seus produtos forem ótimos e o ambiente não. Ofereça espaços para que seu cliente possa passar tempo, seja para conversar, descansar ou trabalhar.

Atualmente é cada vez mais comum pessoas que trabalham em modelo Home Office utilizarem espaços públicos para realizarem suas atividades profissionais, e se esse espaço for o seu estabelecimento?

Treine a sua equipe de funcionários

Não há como manter um bom relacionamento com o cliente se a sua equipe não apresentar o mesmo padrão de qualidade que você estabelece para si mesmo. Sua equipe precisa contribuir para o sucesso do seu negócio, pois ela será sempre uma importante interface entre seu cliente e sua empresa. Por isso a importância de investir em métodos de gestão de pessoas.

Use as redes sociais para estreitar o relacionamento

Uma das maiores e mais rentáveis estratégias de marketing de nossos tempos é o uso das redes sociais. Estar presente na internet fará com que você esteja presente em diversos momentos da vida de seu cliente.

Faça com que ele conheça o dia a dia de sua empresa, com que aquele local seja um lugar onde ele gostaria de trabalhar, de estar. Interaja com ele, solucione suas dúvidas, se faça presente na vida dele.

Crie um programa de fidelidade

Ter um programa de fidelidade é uma grande forma de incentivar o retorno dos clientes. É possível encontrar inúmeros programas de fidelidade e, dessa forma, encontrar o que melhor se adequar à sua empresa e ao seu tipo de cliente.

Há empresas que aumentam o seu número de vendas em até 25% em poucos meses, apenas por aderirem a algum desses programas, que tornaram se meio de fidelização e manutenção do relacionamento com o cliente.

Um bom relacionamento com o cliente é uma das chaves para o sucesso de um negócio. E você, já sabe como fazer para estreitar essa relação? Continue com a gente, conheça 3 programas de fidelidade e escolha qual o melhor para a sua empresa!

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