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Como fazer marketing para a sua franquia

Empreender é um sonho para muitas pessoas e pode trazer excelente retorno financeiro e pessoal, especialmente em médio e longo prazos. Muitas pessoas optam pelo caminho da franquia como uma forma mais rápida, com menos risco para ter o seu próprio negócio.  No entanto, mesmo no caso de marcas mais conhecidas, com a alta competitividade, fazer o marketing da sua própria loja se tornou um fator essencial para a sobrevivência.

Se bem feito, marketing deve ser encarado não como um gasto, mas sim como um investimento para atrair e fidelizar clientes, posicionando seu negócio na área na qual ele está inserido. Se pensar de maneira estratégica, você consegue fazer sua divulgação de forma efetiva. Separamos algumas dicas para fazer dar certo:

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para quem quer aprender como fazer marketing para franquias do jeito certo é conhecer bem o seu público-alvo. Isso não quer dizer que você só venderá para essas pessoas, mas sim que terá um direcionamento melhor para suas decisões a partir desse perfil de consumidor. Tente segmentar os seus clientes em 3 esteriótipos e reflita profundamente sobre o que motiva essas personas a frequentar o seu estabelecimento.

Você pode colher informações da sua própria franquia, mas lembre-se que o perfil muda muito dependendo da sua localização. Esteja presente na sua loja e observe atentamente. Vale investir em pesquisas de satisfação para descobrir dados importantes sobre o consumidor, como idade, gênero, localização, estado civil, produtos favoritos, expectativas, demandas e sugestões.

Engaje-se com a marca

Outra atitude fundamental para um franqueado que deseja atrair e fidelizar clientes, especialmente se você estiver nos momentos iniciais e abrindo a sua loja, é ter um engajamento forte com a marca que está representando. Crie um forte relacionamento com o departamento de marketing da franquia para que você possa influenciar suas decisões e ter acesso a todos os recursos que eles podem oferecer.

Tenha em mente que sua missão e seus valores precisam estar perfeitamente alinhados aos da empresa matriz, pois essa sinergia fará toda a diferença no dia a dia da operação. Entenda o conceito geral, o posicionamento no mercado e as expectativas do franqueador, pois isso gera alinhamento e te permite gerar mais valor no serviço oferecidos para o consumidor e mais assertividade nas ações de comunicação que for fazer.

Comece com seu time de colaboradores

O sucesso de qualquer empresa passa pelo valor dos seus colaboradores e, no caso de uma franquia, esse fato não deve ser ignorado de forma alguma. São eles quem vão ser os porta-vozes da marca e da experiência que você quer proporcionar para os seus clientes. Sabemos que é natural que haja uma acomodação e até uma perda de desempenho com o passar do tempo, mas você precisa lutar veementemente para que isso não aconteça. Se coloque no lugar deles e se pergunte: eu teria paixão de trabalhar todos os dias aqui? Se a resposta for não, você tem que se mexer imediatamente.

Comece encontrando, contratando e retendo bons funcionários. Tenha em mente também que esse é um processo contínuo e você deve investir não apenas em um relacionamento aberto com seu time, mas também em cursos de aprimoramento e até em estratégias de bonificação, pois elas costumam ter bons resultados.

Aposte no poder das redes sociais

As redes sociais são outra tática primordial de marketing digital e praticamente nenhuma empresa pode abrir mão de apostar no seu poder nos dias de hoje. Vá além da presença digital da sua franqueadora e abra uma contas para a sua loja também. É uma de manter contato com seu público específico e também de aumentar a abrangência de ações da franquia sobre campanhas, produtos e serviços.

Facebook e Instagram são sempre os candidatos óbvios, mas não esqueça de fazer um bom trabalho em diretórios online de estabelecimentos locais, como Foursquare, Yelp, Kekanto e outros. Essas redes tem sim o poder de influenciar a forma como as pessoas percebem a sua loja.

Não subestime o e-mail marketing

Tem gente que acha que e-mail marketing não funciona para varejo físico e elas estão enganadas. O e-mail ainda é uma das formas mais eficientes de se comunicar de maneira pessoal com seus clientes, sem ser invasivo como pelo telefone ou Whatsapp.

Essa plataforma permite uma linguagem mais informal e próxima ao leitor, mas sem exageros. Cada email deve ser tornar uma oportunidade de “conversa” com seu cliente. O  importante é criar conteúdo relevante com uma periodicidade predeterminada, de forma que as pessoas se acostumem a recebê-los naturalmente. Se os emails vierem assinados pessoalmente por você, melhor ainda. Assim não fica com cara de propaganda gratuita ou spam.

Procure uma boa forma de capturar os contatos do seus clientes e utilize ferramentas como o Mailchimp para agendar os seus disparos.

Invista no marketing local

Embora o marketing digital seja fundamental para o sucesso de uma franquia nos dias de hoje, isso não quer dizer que não haja espaço para as estratégias mais tradicionais de divulgação. Tendo isso em mente, não se esqueça de que dá para ter excelentes resultados investindo nas melhores ações de marketing local para a comunidade.

É importante pesquisar, analisar e buscar informações sobre o mercado e a região na qual você está inserido. Manter um relacionamento próximo com o público da área e apostar em eventos diferenciados para a sua unidade pode ser muito positivo. Pense em parcerias ou até em investimentos em publicidade nas adjacências da sua loja.

Inove sempre que puder

Por fim, inovar sempre é outra forma de aprender como fazer marketing para franquias. Você tanto pode fazer isso para as estratégias que utiliza na sua própria loja quanto para sugestões de ideias interessantes para o franqueador. Se um produto se destaca mais do que outro, por exemplo, que tal propor uma ação casada para os dois?

O mesmo vale para quando você vislumbra uma oportunidade para sua unidade ou percebe formas de melhorar as operações e os processos da empresa. Compartilhar suas ideias e alternativas com a matriz pode fazer não apenas com que você melhore sua atuação, mas também que ganhe credibilidade com a marca.

Essas são apenas algumas formas de fazer marketing para franquias do jeito certo! Ainda ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Então não deixe de fazer o seu comentário aqui no post!

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