Como a Lullo Gelato alcançou 51 mil clientes cadastrados no programa de fidelidade

Conheça a trajetória de sucesso do programa de fidelidade da Lullo Gelato, uma das principais gelaterias de Belo Horizonte.
Publicado em:
26/11/2021

A Lullo Gelato é uma das gelaterias mais tradicionais de Belo Horizonte. Com quatro unidades na capital mineira, a loja encanta os clientes com um mote simples, mas cativante: “Alegria em forma de gelato”. Chegando aos seis anos de história, eles acumulam clientes satisfeitos por meio do seu serviço e produto, com a ajuda de um programa de fidelidade de sucesso.


São mais de 51 mil participantes no programa da loja principal, na região da Savassi em BH, e isso reflete nas vendas. Metade de todas as compras feitas na unidade são de clientes cadastrados e em todo o seu período de parceria com a Collact já foram feitos mais de 11 mil resgates de cashback.


Conversamos com José Otto Temporão, que é sócio de Cristiane Temporão, os responsáveis pelo sucesso da rede de gelaterias. À frente da Lullo Gelato há 5 anos, José contou a história de como tudo começou e como a Collact ajudou no crescimento das lojas.


A história


“A gelateria vem de um sonho de empreender”, conta José. Quando esse sonho surgiu, os dois curitibanos que escolheram Belo Horizonte como lar, começaram a procurar oportunidades que se encaixassem no objetivo de encantar clientes e encontraram as gelaterias. O caminho já estava traçado: um ano antes a Lullo tinha sido aberta por outro empreendedor, que não tinha mais interesse no negócio e queria vender a loja.


A dupla transformou a empresa. “O produto já era de extrema qualidade, mas o negócio era muito familiar”, afirma José. “Demos o profissionalismo que era necessário”. Assim, eles abriram mais lojas e deram uma nova cara para a marca, que se tornou mais natural e preocupada com o meio ambiente.


O objetivo era claro: criar um momento único para os clientes relaxarem e compartilharem com amigos e familiares. "Queríamos oferecer a melhor experiência para quem quer comer um gelato”, diz José.


A ideia deu tão certo que logo a loja expandiu e ficou difícil conhecer todos os clientes. Assim, José e Cristiane começaram a procurar maneiras de saber quem eram esses clientes, a fim de estreitar as relações e dar benefícios para os mais recorrentes. "Queríamos que os clientes fiéis se sentissem mais parte da experiência”, conta. “E que fosse uma boa experiência”.


A ferramenta


Além de conhecer e se relacionar com os clientes, eles queriam também escutar os feedbacks. Sozinhos eles não conseguiam fazer isso, então decidiram investir em uma ferramenta que fizesse tudo. “Queríamos conhecer todo mundo, mesmo que não fosse olho no olho”, diz. “A Collact é uma ferramenta que ajuda nisso”.


A Collact foi a primeira ferramenta usada e se mantém com eles até hoje. “O produto consegue traduzir muito bem o que buscamos quando falamos de relacionamento com cliente”, afirma José. O empreendedor lembra que, quando começou a usar Collact,  tinha uma compreensão menor do que poderia obter e do que era oferecido. “A ferramenta era mais limitada, mas sempre conseguiu traduzir como queremos nos relacionar com os clientes”, diz. 


O maior benefício, tanto para eles quanto para os clientes, são as ofertas e campanhas oferecidas. A loja principal oferece cashback de 5% a cada compra, prêmios de boas-vindas para novos clientes e prêmios para clientes que não voltam há mais de 30 dias. “O cliente sabe que toma o melhor gelato e ainda tem um benefício financeiro”, afirma José. 


“A Collact permite que a Lullo melhore sempre”

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Os resultados


José  sabe que ter resultados não é fácil. “Tem que ter disposição para se relacionar bem com os clientes”, conta José. Segundo o empreendedor, é necessário desenhar um objetivo para os dados fornecidos. “Se não tiver trabalho, não converte”, diz. “Só funciona com o comerciante empenhado em treinar a equipe”.


Os dois empresários escutam os clientes falarem que gostam do programa, mas estão sempre de olho nos resultados. “Só consigo saber de verdade olhando as estatísticas”, conta. Os resultados são bons: hoje os clientes cadastrados não só visitam mais como têm um ticket médio 8% mais alto do que não cadastrados.


Os empreendedores já tentaram, inclusive, criar metas de cadastro para os atendentes já que o maior objetivo é ter um grande número de participantes. “O dado que mais presto atenção é a taxa de conversão”, diz.


“Quando alguém não se cadastra você perde a chance de ter um relacionamento com ele”.


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Barbara Bastos

Formada em Jornalismo, meu foco sempre foi em empreendedorismo  e negócios. Já trabalhei como repórter na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Hoje ajudo a tirar todas as suas dúvidas relacionadas aos mais diversos temas aqui no blog da Collact.

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