Como usar o Instagram para divulgar sua loja

Publicado em:
27/8/2021

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros e tem se tornado cada vez mais voltada ao comércio e aos perfis profissionais. Isso porque o público usa a rede para procurar novas lojas e restaurantes, por exemplo, além dos amigos e celebridades. Assim, você pode conversar com esse público de maneira mais próxima.

 

Mas nem tudo é tão simples, né? Com o crescimento e a visibilidade do Instagram como uma fonte de geração de negócios, muitas empresas têm focado nela como principal canal de vendas e divulgação. Por isso, seu perfil e suas postagens precisam ser, mais do que nunca, relevantes para que você possa se destacar. Nesse post, vamos te dar algumas dicas de como você pode usar seu perfil para impulsionar sua loja.

 

Vamos lá?

 

Conta profissional

 

Esse recurso da rede libera diversas funcionalidades para empresas. É uma maneira de identificar que sua loja não é um perfil pessoal e te permite ter acesso aos seus resultados, impulsionamento de posts e etc. Com a conta profissional, além de interagir e se comunicar com seus clientes, você pode divulgar seus produtos e serviços mais facilmente.

 

Bio

 

Essa provavelmente é a primeira coisa que seus seguidores vão ver. É importante que ela seja explicativa e clara, contando um pouco sobre o seu negócio, seus horários de atendimento e até um número de telefone ou e-mail. O uso de emojis é liberado (caso eles façam sentido com a sua marca, claro), mas cuidado para não exagerar.

 

Você pode colocar também um link na sua bio, direto pro seu WhatsApp ou para uma plataforma que reúna mais de um site, como o Linktree, por exemplo.

 

Foto do perfil

 

Por ser uma foto muito pequena, é essencial que ela não tenha muitos elementos. Quanto mais simples for a imagem, melhor. Assim seus seguidores te identificam mais facilmente tanto no feed quanto nos stories. 

 

Ah, e uma dica: defina uma foto de perfil (de preferência o seu logo) e evite trocar com muita frequência. Com isso, seus seguidores sempre lembram de você.


Loja

 

A loja do Instagram funciona como uma vitrine digital. Nela, você pode descrever todos os seus produtos e serviços, com valor, descrição e link para compra — tudo dentro do seu perfil. Além disso, você pode colocar uma tag para compra em seus posts, e quando o cliente clicar ele vai direto para a aba de loja no seu perfil.

 

É importante lembrar que esse recurso só está disponível para perfis profissionais do Instagram, mas a funcionalidade é totalmente gratuita.

 

Stories

 

Apesar de durar apenas 15 segundos, o Stories é uma das ferramentas mais usadas do Instagram. Você pode aproveitar esses pequenos vídeos para mostrar um lado mais "descontraído" da marca e ficar mais próximo de seus seguidores. Use e abuse de enquetes, perguntas e contagens regressivas.

 

Além disso, caso você crie Destaques, seus Stories duram muito mais do que apenas 24 horas. Aproveite o recurso para manter no seu perfil informações sobre a marca que não couberam na bio.

 

Um exemplo legal de como usar os Destaques é da Pizzaria La Spezia, de São Paulo. Para agilizar os pedidos e atendimentos, eles colocaram o cardápio da pizzaria inteiro no perfil e aproveitaram os Destaques para separar cada tipo de pizza. 

Já a loja de presentes Bem Boa aproveitou os Destaques para divulgar algumas categorias de produtos e eventos que rolaram nas lojas.


Conclusão

 

Além de usar todos esses recursos do Instagram para poder divulgar sua loja, não se esqueça de incluir hashtags que aumentem o alcance dos seus conteúdos — podendo até criar uma exclusiva da sua marca. Incentive também seus clientes a postarem sobre você nas redes deles, isso pode ajudar a aumentar o número de pessoas que te conhecem. Para isso, lembre-se de divulgar o seu perfil em materiais de PDV ou no seu site.

 

Apesar de o Instagram ser uma rede social incrível para divulgar seus produtos, serviços e conteúdos, não se esqueça de variar os canais de contato com seus clientes. Com as mudanças no algoritmo da plataforma, é importante que você não dependa totalmente dela para suas vendas. Assim, converse com seus clientes em outros canais, como WhatsApp, por exemplo, para se comunicar com todos os seus clientes em diferentes lugares. 

 

Para isso, ofereça promoções e ofertas para clientes que te seguirem ou adicionarem seu contato. Caso você não tenha os dados dos seus clientes para poder fazer isso, considere usar uma ferramenta de CRM e fidelização, como a Collact, que te ajuda a conhecer cada um deles melhor, além de chamá-los de volta.


Comece a fidelizar seus clientes!

Barbara Bastos

Formada em Jornalismo, meu foco sempre foi em empreendedorismo  e negócios. Já trabalhei como repórter na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Hoje ajudo a tirar todas as suas dúvidas relacionadas aos mais diversos temas aqui no blog da Collact.

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