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Como praticar fidelização em salão de beleza? Saiba aqui!

Parte das pessoas considera a satisfação do cliente como razão de sua fidelidade. É evidente que existe relação, satisfazer o consumidor é um primeiro passo, mas não é uma garantia. Em um mercado cada vez mais concorrido como praticar fidelização em salão de beleza?

A fidelidade só pode ser conquistada indo além da expectativa. Somente surpreendendo e encantando, ao ponto de estabelecer um vínculo entre o salão e suas frequentadoras, é que conseguimos evitar que cedam as tentações da concorrência.

Vamos então refletir sobre alguns termos da fidelização.

Lembrança

“Quem não é visto não é lembrado”. Quantas vezes já ouviu essa frase?

Pensar em ações de relacionamento que façam com que as clientes recordem do salão ajuda a criar vínculo e reforçar a memória. Vejamos algumas ações para que o salão seja “visto” e lembrado.

  • Envio de mensagem de aniversário: você pode fazer isso por e-mail, redes sociais, mensagem de celular, etc. — é ótimo para estabelecer aproximação;
  • Dicas de cuidados: seja depois de uma coloração, um alisamento ou para cuidados de rotina, ajudam na lembrança e na demonstração do seu conhecimento;
  • Datas festivas: dia da mulher, dos namorados, carnaval e outras datas comemorativas também podem ser usadas, seja para felicitações, seja para promoções ou mensagens divertidas, como no caso do carnaval.

Seja qual for a forma que escolha para lembrar o seu salão, é importante ter em mente que toda a comunicação precisa de objetivos. No caso da fidelização, enfatizar sua competência profissional e fazer a cliente se sentir especial são pontos importantes, mas estimular a vontade de frequentar o salão precisa ser o principal objetivo.

Confiança

Esse termo não é nem um pouco objetivo como é o anterior, mas é muito importante. A confiança não é fácil de estabelecer, isso faz com que uma oferta especial ou uma indicação da concorrência, não sejam suficientes para superá-la — ao menos, não facilmente.

Confiar é algo subjetivo e muito particular. Pessoas acreditam umas nas outras por motivos diferentes, por isso, é uma conquista de longo prazo.

A demonstração de profissionalismo, a honestidade, a confiança em si mesmo e a empatia, que é a capacidade que temos e desenvolvemos de nos colocar no lugar do outro, são características que ajudam a estabelecer um bom nível de confiança.

Depois desse último parágrafo você pode estar pensando: “Quem não sabe disso? É lógico que sempre mantenho o profissionalismo e essas coisas”. Pois bem, é que confiança não é resultado de profissionalismo, mas de nos verem como profissionais. É muito mais sobre como nos percebem, do que sobre como somos.

É preciso investir na própria imagem e na transmissão de uma mensagem positiva sobre nosso negócio. Tudo isso, sem parecer que é proposital. Isso é o que chamam de construir uma marca, que não é a imagem da logo bonita, mas a que formamos do salão e do profissional. É o que o público pensa a seu respeito e sobre o seu negócio.

Serviços agregados

Agregar serviços ajuda muito na fidelização. Preocupe-se com todos os detalhes, desde a facilidade de estacionamento, passando pelas revistas da recepção, o ambiente agradável, higienizado e, quem sabe, o oferecimento de um mimo nos intervalos dos procedimentos, seja um café, um chá ou mesmo uma taça de espumante.

São nos detalhes que elaboramos os diferenciais que ajudam a proporcionar uma experiência especial e, consequentemente, a melhorar o relacionamento com as clientes e promover sua fidelização.

Notou que o tema está muito ligado ao fortalecimento do relacionamento? Embora não sejam a mesma coisa, há uma grande interdependência entre eles.

Depois de chamar sua atenção em relação aos termos da fidelização escolhidos: lembrança, confiança e serviços agregados, além de desmitificar um pouco a fidelização, é hora de pensar em como estimulá-la.

Programa de fidelização em salão de beleza

Você pode estar se perguntando se precisa de um programa de fidelidade. Um bom profissional de marketing provavelmente te devolveria a pergunta com: “como você ainda não tem um?”. Avaliar como eles funcionam vai te ajudar a entender essa aparente petulância do marqueteiro.

Os programas de fidelidade costumam ser observados de um ângulo, que é o mais elementar, onde percebemos descontos, prêmios e outras vantagens concedidas aos clientes fiéis, como forma de estimular seu retorno e permanência com a máxima exclusividade possível.

Mas esse não é o aspecto principal. Ele é combinado com a possibilidade de levantar informações sobre os hábitos de compra das consumidoras. Detalhes como quando compram, como o fazem, como agendam e com qual antecedência, ajudam a estabelecer as melhores políticas de relacionamento, que permitem fidelizar as clientes.

A importância dos programas também está ligada a esses dois aspectos. Se acredita que é importante encorajar o retorno ao salão e obter informações sobre as clientes —não apenas os dados mais fáceis de levantar, mas também aqueles sobre questões relevantes, que ajudem no crescimento e manutenção da clientela — você deve pensar seriamente na possibilidade de ter um programa de fidelização.

 

Collact

O Collact é um programa de fidelidade completo. Ele armazena dados do comportamento de consumo, que podem ser separados em grupos com perfis diferentes — isso é fundamental para elaborar sua política de relacionamento personalizada para cada um desses públicos.

No caso do salão, a política poderá ser bastante diferente para os frequentadores e frequentadoras, por exemplo, pois possuem hábitos completamente diferentes.

O Collact instala tablets em seu estabelecimento onde as clientes digitam seu CPF após cada visita, acumulando pontos no programa, de acordo com o gasto do dia, que podem ser trocados por descontos em outros serviços.O cliente acompanha tudo por um aplicativo no celular.

O salão tem seu próprio painel de controle. Além de informações sobre a pontuação, observa dados sobre hábitos de compra, que ajudam a desenvolver ações de fidelização.

A fidelização em salão de beleza ainda é pouco explorada pela maioria dos estabelecimentos. Por isso, é uma oportunidade. Uma ótima maneira de se aproximar das clientes, entender ainda melhor o que as faze retornar e, em consequência, aumentar a satisfação, a reputação do salão e sua realização pessoal.

Entre em contato com a Collact e conheça mais detalhes sobre o tema. A equipe é especializada e está preparada para te ajudar a planejar o seu programa de fidelização.

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