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Entenda a Importância de Programas de Fidelidade Para O Seu negócio

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Programas de fidelidade foram testados pela primeira vez no final do século XVIII e não são, de forma alguma, novidade. Varejistas americanos perceberam que, ao distribuir fichas junto às compras, oferecendo a possibilidade de que consumidores posteriormente trocassem-nas por produtos, era uma forma de trazê-los de volta. A estratégia, inicialmente funcionando quase como uma moeda paralela, foi aperfeiçoada ao longo dos séculos e chegou no que hoje conhecemos como programas de fidelidade.

As moedas eram pouco eficientes, porque custavam caro demais, então lojistas perceberam que selos e cartões poderiam ser mais eficientes. O Green Shield foi provavelmente o primeiro programa de fidelidade do mundo e ofertava cupons com as compras em determinadas lojas. Por meio de um catálogo, os consumidores escolhiam suas recompensas e simultaneamente construíam relacionamentos mais fortes com as companhias que faziam a distribuição de tais prêmios.

O nome disso? Marketing de relacionamento!

Marketing de relacionamento é construir laços com o consumidor, incentivando seu retorno, sua confiança e sua satisfação. Trata-se de investir no que uma marca tem de mais valioso e conquistar um lugar na mente daqueles que escolheram seus produtos ou serviços.

Norteado por oito componentes, segundo o modelo conceitual de Gordon, o marketing de relacionamento é definido por cultura e valores, liderança, estratégia, estrutura, recursos humanos, tecnologia, conhecimento e percepção e processos. Culturas similares criam valor juntas e liderança diz respeito à constituição de autoridade. Estratégia são os vários níveis de investimento na melhora do relacionamento com os clientes — os responsáveis pela interação e os maiores promotores do negócio —, entre os quais os recursos humanos merecem atenção específica. A estrutura deve funcionar com eficiência, dispondo de tecnologia capaz de aferir a percepção do consumidor sobre seu negócio e empregar este conhecimento na melhoria dos processos e da percepção da marca frente a seu público-alvo.

Particularmente no que diz respeito às estratégias utilizadas no aprimoramento da relação com o consumidor, são fortes as evidências de que programas de fidelidade têm importância especial para os lojistas. Confira algumas das vantagens de investir no recurso e quais resultados ele pode trazer para o seu negócio!

Fidelizar é mais barato que adquirir

Não é caro implementar um programa de fidelidade. Na verdade, quando sua empresa coloca na planilha os custos de aquisição, vê que é, pelo menos, sete vezes mais barato investir na satisfação de um cliente fiel que conquistar um novo.

Plataformas podem auxiliar sua empresa a definir as regras e implementar programas de fidelidade eficientes e com a cara do seu negócio. Para que sejam realmente eficientes, devem oferecer ferramentas capazes de medir a eficácia do programa em questão e aperfeiçoar a experiência dos clientes que interagem com sua loja.

Quer conhecer o impacto de programas de fidelidade na retenção de clientes? Veja alguns números que vão fazer você se perguntar porquê ainda não investiu!

  • 58% dos usuários que participam de programas de fidelidade retornam à loja pelo menos uma vez por mês!

Programas de fidelidade melhoram sua reputação

A reputação do seu negócio tende a melhorar com programas de fidelidade. Eles incentivam o cliente a retornar até sua loja e prestigiam os mais determinados com mimos e benefícios em compras futuras. São eles que vão te ajudar a qualificar os indicadores de satisfação que significam retorno para o negócio e espalhar a mensagem de que é vantajoso ser seu cliente. Empresas que adotam programas de fidelidade experimentam maior reconhecimento da parte de seus consumidores. Mas como isso acontece?

Pequenos negócios podem competir com os grandes ao aplicar programas de fidelidade, já que eles têm maior flexibilidade na oferta de recompensas. Ajustar a estratégia ao longo da implementação não custa tão caro para as empresas menores, e elas tendem a disponibilizar produtos mais atraentes para resgate. Isso faz com que o consumidor prefira acumular pontos em redes menores, que dão retorno em curto prazo.

Numa pesquisa realizada entre prestadores de serviço do setor hoteleiro, a satisfação demonstrou ser fator fundamental também na aquisição de novos clientes. Até 60% dos novos visitantes puderam ser traçados a comentários positivos feitos por amigos.

Recompensar a lealdade dos seus consumidores aumenta sua reputação também no mundo virtual!

A empresa conhece melhor o comportamento do consumidor

Um programa de vantagens vai ajudar sua empresa a construir uma base de dados qualificada a respeito do comportamento de seus clientes. Entender o comportamento de compra de suas demografias e desenvolver estratégias mais precisas no futuro exige entender o comportamento de seu público-alvo e o que o faz gastar dinheiro.

Fidelização é um tipo de pesquisa de mercado que oferece uma recompensa ao cliente, incentivando-o a deixar seu feedback. Entender os produtos mais procurados no resgate vai te ajudar a oferecer bens de consumo ainda melhores no futuro.

Estratégia utilizada por especialistas

Programas de fidelidade são comprovadamente motores da prosperidade. Diferentes tipos deles vão causar efeitos distintos, é verdade, mas entre growth hackers (especialistas em acelerar o desempenho de um negócio), a técnica é cada vez mais comum para fomentar o crescimento nas empresas. Recompensar consumidores é visto por especialistas como uma forma garantida de adicionar valor às suas entregas e encorajar mais compras.

Outra estratégia identificada por estes profissionais na hora de alavancar seus resultados são sistemas de parcerias entre grupos de empreendedores, voltados para a diversificação do portfólio de recompensas disponível. Tudo vai depender da expectativa do seu consumidor, que deve orientar expansões dessa natureza.

Agora que você conhece a origem da estratégia, sabe da importância de manter laços estreitos com seu consumidor (e o potencial que esse relacionamento tem em aumentar seu ticket médio) e conhece alguns dos resultados que programas de fidelidade podem garantir, que tal ver como isso funciona na prática? Confira 6 dicas para criar programas de fidelidade em seu negócio!

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