Home / Marketing Digital / Entenda a importância de interagir com clientes nas redes sociais

Entenda a importância de interagir com clientes nas redes sociais

Quais canais de comunicação você disponibiliza aos seus clientes? Somente e-mail, telefone ou a loja física? Então saiba que você está cometendo um grave erro. Interagir com clientes nas redes sociais tem se tornado essencial para oferecer um atendimento eficaz e ágil. Mas, é preciso saber como fazê-lo.

Se você ficou curioso e deseja saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo de hoje. Vamos mostrar a importância e dar dicas para a correta utilização das redes. Boa leitura!

Por que utilizar as redes sociais

Antigamente, o contato com os clientes se dava por meio de telefone, e-mail ou mesmo na loja física. Por telefone, os consumidores tinham muita dificuldade em conseguir contato, pois a linha poderia ficar ocupada por muito tempo. Em empresas grandes, com alta demanda, era necessário investir em pessoal. Isso aumentava bastante o custo da empresa.

Por e-mail, a resposta é mais lenta e menos assertiva. Você pode trocar vários e-mails com a empresa, durante um determinado tempo, e ainda não ter sua dúvida esclarecida.

Ir a uma loja física poderia desanimar muitos consumidores e fazer com que deixassem aquela demanda de lado.

Então, eis que surgiram as redes sociais. Plataformas de fácil acesso, intuitivas, em que a resposta pode ser dada de forma rápida e clara, diretamente para um indivíduo ou um grupo de pessoas, além de ser gratuita, claro.

Segundo uma pesquisa do Facebook — a maior rede social do mundo —, o percentual da população brasileira que utiliza a rede social é de 45%, o que corresponde a 92 milhões de pessoas. Esse número mostra a importância de estar presente nas redes sociais e utilizá-las como uma ferramenta de trabalho.

Como interagir com clientes nas redes sociais

Para utilizar as plataformas de forma eficaz não adianta simplesmente criar uma conta e esperar a mágica acontecer. É preciso estar presente, acompanhar de perto o seu mercado, identificando novidades, oportunidades e também problemas.

Para te ajudar na utilização, destacamos algumas dicas.

1. Seja rápido

A primeira dica é a rapidez das respostas. Um consumidor que utiliza uma rede social para tirar suas dúvidas exige agilidade. Com o avanço da tecnologia, cada vez mais usamos dispositivos móveis para acessar a internet e auxiliar nas tarefas do dia a dia.

Isso está ligado diretamente à praticidade das mídias sociais. É mais fácil enviar uma mensagem para uma empresa dentro do Facebook do que realizar uma ligação telefônica.

Nesse sentido, o tempo de resposta será primordial para oferecer um bom atendimento. Nenhum cliente esperará horas e horas para obter um retorno. O mercado é competitivo e se você não está disponível para ele, certamente o consumidor buscará outras opções.

2. Seja paciente e atencioso

Cada atendimento nas redes sociais será único. Não espere que as dúvidas se resolvam em poucos minutos. É preciso ter paciência e saber ouvir as solicitações. Claro, nem sempre será possível atender as demandas do público, mas você precisa passar confiança e tranquilidade para que o consumidor tenha uma boa experiência com aquele atendimento.

Muitos consumidores utilizam as redes para externar suas experiências, positivas ou não. São vários os posts em que um cliente insatisfeito mostra os defeitos de um pedido. Nesse caso, é preciso muito cuidado. Discutir nas redes é uma coisa que deve ser evitada de todas as formas.

Preze por uma boa experiência do contato com a sua marca e mantenha um bom relacionamento com os clientes.

3. Seja humano

Provavelmente, você já passou por atendimentos com mensagens gravadas. Não é mesmo? Essa prática não é legal. Quando os clientes são tratados de forma individual, ouvindo o que realmente têm a dizer e solicitar, você demonstra a importância que ele tem para a marca.

Interagir com os clientes nas redes sociais é uma boa forma de mostrar esse valor. Humanize o atendimento, fuja das respostas prontas. Mostre ao contato que naquele momento você está empenhado em resolver o problema dele, não de outros.

Lembre-se de usar as redes para obter dados do contato, informações que possibilitem criar estratégias mais assertivas de abordagem. Quanto mais informações tiver, mais próximo você se tornará do cliente e melhor será a relação, podendo fidelizá-lo e torná-lo até um defensor da marca.

4. Divulgue conteúdos com frequência

As redes sociais não devem ser usadas somente para estabelecer contato direto. Elas representam ótimas oportunidades de divulgar a marca, expandir o conhecimento, mostrar novidades e atrair novos clientes.

Para otimizar as utilizações é preciso entender como cada rede funciona e adequar o seu uso. O Facebook, por exemplo, é ótimo para divulgar conteúdos relevantes, postar fotos dos produtos, acompanhar grupos de discussão, conhecer melhor o público-alvo e estabelecer o contato direto.

O LinkedIn — maior rede social empresarial do mundo — é um bom caminho para encontrar leads qualificados, que buscam por soluções eficazes. Utilize essa plataforma para divulgar conteúdos ricos em informações, mostrando que sua marca é uma referência no assunto e que suas dúvidas serão esclarecidas.

Já o YouTube é muito bom para promoção de vídeos. Essas produções carregam ótimo engajamento do público e são capazes de mostrar detalhes de um produto que uma foto, mesmo tendo alta qualidade, não consegue. Crie vídeos interessantes e divulgue no seu canal.

As redes sociais e o sucesso do seu negócio

Como vimos em nosso artigo, as redes sociais são ferramentas essenciais que podem ajudar a sua marca a oferecer um melhor atendimento ao público. A praticidade das plataformas atrai o público, mas é preciso ter atenção a alguns pontos importantes.

Interagir com clientes nas redes sociais não significa, simplesmente, criar um perfil ou página. Mais do que ter é preciso estar presente nas plataformas. Acompanhe seus potenciais clientes, atenda suas solicitações com rapidez e paciência. Fuja das respostas automáticas e personalize cada interação do consumidor com a marca.

Entenda as diferenças entre cada rede social e potencialize a utilização. Dessa forma, a satisfação dos clientes aumentará e isso terá um impacto direto nas suas vendas, promovendo o negócio.

Gostou do nosso artigo sobre a importância de interagir com clientes nas redes sociais? Então siga nossas redes sociais — FacebookLinkedin e YouTube — e fique sempre por dentro das novidades!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar de
avatar
wpDiscuz