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7 dicas de marketing digital para empreendedores

Sem dúvidas, ter uma presença online é tarefa obrigatória para as marcas nos dias de hoje. Isso é importante não só pelo fato dos consumidores passarem cada vez mais tempo na internet, mas também porque o ambiente digital permite que pequenas empresas disputem com grandes marcas de igual para igual. Se você ainda não conhece as estratégias de marketing digital para empreendedores, este é o momento!

Diante de tantas opções que o universo virtual oferece para promover uma marca, é comum que os empresários se sintam perdidos, sem saber por onde começar. Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, separamos 7 dicas infalíveis de marketing digital. Confira!

1. Produza um conteúdo de valor

O marketing de conteúdo é um poderoso aliado para conquistar e reter clientes. Para começar a produzir conteúdo de qualidade, é preciso compreender quem é a sua persona e o que ela deseja. Quanto mais detalhes a empresa conseguir reunir sobre o perfil do cliente ideal, maiores serão as chances de atrair o seu interesse.

O Yahoo respostas pode ser uma ótima fonte de insights para produzir conteúdo. Observe as principais dúvidas que têm relação com o seu negócio para se inspirar. As principais perguntas que os clientes fazem também podem resultar em conteúdos de valor. Fique atento!

2. Participe ativamente das redes sociais

Os consumidores utilizam cada vez mais as redes sociais para interagir com os seus contatos. Então, aproveite esta oportunidade para estreitar o relacionamento com o seu cliente e atrair o público-alvo desejado. Para isso, procure criar publicações atraentes que não falem somente dos produtos e serviços ofertados.

Utilize a ferramenta LikeAlyzer para identificar as páginas do Facebook que possuem alto engajamento e comece a estudá-las. Perceba o tipo de conteúdo produzido e como a legenda é escrita. Esse método, chamado de benchmarking, é essencial para avaliar a performance dos concorrentes e adaptar o melhor para o seu negócio.

A chave de ouro para ter sucesso nas redes sociais é publicar regularmente, incentivar a participação das pessoas com perguntas e investir em anúncios. Outro ponto fundamental é interagir com os consumidores que criam um diálogo com a marca. Basicamente essas quatro táticas ajudarão a sua marca a se destacar e atrair o interesse do público.

3. Descubra o poder do Inbound Marketing

O Inbound é uma metodologia de marketing trazida recentemente ao Brasil, que se baseia em fazer com que o potencial cliente venha até a empresa, e não o contrário. Nessa estratégia, todas as ações acontecem de acordo com o funil de vendas.

O objetivo do Inbound é ganhar o interesse do consumidor, principalmente por meio de um conteúdo qualificado. Esse conteúdo deve ser capaz de conduzir a persona por todas as etapas do funil até a decisão de compra.

O funil representa o trajeto que o consumidor percorre, do momento que conhece uma marca até se tornar cliente. As fases do funil são: atrair, converter, relacionar e vender.

A principal vantagem em investir nesse novo marketing é o baixo custo. Além do mais, os consumidores de hoje preferem interagir com empresas que ofereçam um conteúdo útil. Dessa forma, aquela abordagem ultrapassada de apenas fazer publicidade e não oferecer nada de valor para as pessoas, está com os dias contados.

4. Esteja presente nas primeiras páginas do Google

A maior parte das pessoas pesquisa no Google diariamente sobre produtos e serviços diversos. Caso a sua marca não apareça nos resultados do mecanismo, o seu potencial cliente vai fechar negócio com o concorrente. Consequentemente, você perderá oportunidades de gerar vendas.

Para evitar isso, aposte na aplicação das táticas de SEO dentro do seu website e invista no Adwords. Esta solução de publicidade oferecida pelo próprio Google permite que sua empresa apareça para o público no momento certo. Afinal, a maioria das pessoas que realiza pesquisa no Google já está mais próxima de realizar a compra.

5. Crie campanhas de e-mail marketing relevantes

Diferentemente do que alguns empreendedores pensam, o e-mail ainda é um canal muito efetivo para atingir os objetivos do negócio. Seja para aumentar o volume de visitantes do site, elevar as conversões ou atrair mais visibilidade para a marca, essa tática é muito eficiente!

Lembre-se de que a frequência do envio das mensagens não deve ser excessiva. Outro ponto fundamental é que somente as pessoas que permitirem o envio dos seus e-mails podem recebê-los. Caso contrário, o e-mail pode ser caracterizado como SPAM e o seu potencial cliente não será impactado pela mensagem. Ou seja, perda de tempo e dinheiro!

6. Cuide bem do seu website

Muitos empreendedores se preocupam com estratégias nas redes sociais, mas esquecem do principal. O website é o cartão de visitas de uma marca, uma vez que ele representa a casa própria da empresa na internet. Sendo assim, a experiência do consumidor com o seu website deve ser a melhor possível.

Do contrário, é possível que a persona não retorne a sua página e você perca novamente muitas oportunidades de gerar negócios. Para que isso não aconteça, invista na criação de um website de qualidade e, sobretudo, adaptado para dispositivos móveis. Os consumidores utilizam os celulares como ferramenta de consumo e por isso, não faz sentido ter um site que não se adeque perfeitamente a esses aparelhos.

7. Avalie periodicamente a sua performance

Um erro bastante comum entre as empresas é negligenciar a mensuração de resultados. Isso compromete totalmente o desempenho do negócio, pois através dessa análise é possível aprimorar estratégias e elevar o ROI ― Return On Investment.

Por isso, dedique um tempo com frequência para medir os dados que são relevantes e transformá-los em informações valiosas. Mais importante do que coletar estatísticas é saber o que fazer com elas.

As dicas acima mencionadas são muito eficientes quando o assunto é o marketing digital. No entanto, é preciso planejar todas as ações pretendidas. Além de nortear todas as estratégias, o planejamento facilita a avaliação dos resultados. Afinal de contas, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer trajeto serve.

Agora que você já descobriu as principais táticas de marketing digital para empreendedores, continue com a gente! Leia o nosso artigo: Entenda a importância de programas de fidelidade para o seu negócio!

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