7 dicas para atrair e encantar clientes

Ter clientes recorrentes é extremamente importante para o seu negócio e ter novos chegando é igualmente incrível. Por isso, é essencial que você os conheça, se aproxime  e encontre sempre mais clientes. Além de encantar os que já te conhecem!


Neste post, compartilhamos 7 dicas para que você encante mais consumidores e aumente suas vendas.

1) Use a tecnologia para atrair clientes


Caso você não queira ou não tenha condições de investir um orçamento inicialmente, aposte na internet como o melhor canal para achar novos clientes. Além de poder criar propagandas digitais, você pode produzir também conteúdos orgânicos — ou seja, não pagos.


O principal local para fazer suas publicações são as redes sociais. Hoje, Instagram, Facebook e até o WhatsApp têm ferramentas exclusivas para comércios e vendas online. Além disso, você pode aproveitar o perfil profissional do seu negócio para criar uma presença digital e sempre ser encontrado por seus atuais e futuros clientes. É uma maneira fácil de se comunicar com seu consumidor final e fidelizá-lo.


2) Melhore seu atendimento


Seja uma loja virtual ou uma loja física, seus clientes vão sempre esperar o melhor atendimento. Por isso, mantenha sua equipe treinada e engajada, conhecendo profundamente o produto ou serviço à venda.


Uma boa maneira de mantê-los incentivados é oferecer benefícios para seus melhores vendedores e atendentes. É importante que eles saibam que o esforço de cada um é essencial para as vendas e resultados da empresa.


3) Tenha os dados dos seus clientes


Para atrair mais clientes, você precisa conhecer quem já compra na sua loja. Assim, fique sempre de olho nos dados dos seus clientes, por exemplo: idade, gênero, telefone, quanto gastam e quando visitaram seu estabelecimento pela última vez.


Essas informações são disponibilizadas por ferramentas de dados e CRM (gestão de relacionamento com clientes, em tradução do inglês). Há versões automáticas, que evitam aumento de filas e funcionam dentro da maquininha de pagamentos, como a Collact. Além de recolher esses dados, a ferramenta te ajuda a visualizá-los de maneira fácil e rápida.


Com acesso a essas informações, você consegue entender bem quem é o seu público e planejar ações de atendimento e comunicação de maneira mais assertiva.


4) Conheça, ouça e cuide de seus clientes


Muitos clientes podem se afastar do seu negócio depois de um tempo. Seja porque conheceram um concorrente, porque não gostaram do seu produto ou serviço ou porque simplesmente se esqueceram de você. Mas você não vai saber qual dos motivos foi — a não ser que converse com eles.


Por isso, é fundamental estar sempre pronto para saber a opinião de cada um deles — e aplicar as sugestões no seu estabelecimento. Mas, caso você não esteja na loja ou não saiba como recolher as avaliações de seus consumidores, considere usar uma ferramenta que automatize a solicitação de feedbacks.


"Saber que os clientes estão sendo bem atendidos e verdadeiramente satisfeitos têm um valor muito grande pra gente!” - Eduardo Fonseca, da Pomar Fresh


5) Aproveite datas comemorativas


Todo mundo ama uma boa promoção, ainda mais quando é relacionada a datas especiais. Faça campanhas de aniversário, Dia das Mães, Natal e outras datas importantes do calendário. Aproveite esses momentos para dar um benefício para seus clientes.


Escolha as datas comemorativas que fazem mais sentido para o seu negócio, crie promoções incríveis e anuncie para seus clientes por meio das redes sociais, vitrines ou WhatsApp.


6) Use ferramentas de fidelização


Programas de fidelidade são uma ótima maneira de conhecer e, como o próprio nome diz, fidelizar seus clientes. Oferecer benefícios para clientes que te visitam várias vezes é a melhor forma de deixar seus consumidores satisfeitos — e ao mesmo tempo,  motivando-os a gastar mais. Segundo estudos com a nossa base de clientes, consumidores fidelizados podem gastar até 47% a mais.


Algumas promoções podem ser: boas-vindas para novos cadastros, cashback por número de visitas ou valor gasto e até para visitas em horários de menor movimento. Dessa maneira, clientes antigos continuam tendo motivos para voltar e clientes novos têm porquê começar a te visitar.


Além do programa de fidelidade, como já mencionado, é importante ter uma ferramenta de CRM que faça a gestão desses clientes, trazendo a possibilidade de automatizar algumas ações, o que facilita o uso para você e garante benefícios para seus clientes.

Conheça o programa de fidelidade que funciona dentro da maquininha da Stone!

7) Arrase no pós-vendas


Manter o contato com seus clientes e criar um relacionamento com eles não é nada fácil, mas é fundamental para tornar sua loja mais conhecida e amada. Por isso, seu atendimento, inclusive depois que o cliente sair do estabelecimento, tem que ser excepcional. Não se esqueça também de manter contato pelas redes sociais, WhatsApp ou até e-mail — sempre reforçando os benefícios oferecidos na sua loja.


Com isso, seus clientes podem virar fãs da marca, aumentando a divulgação e incentivando mais pessoas a visitarem seu estabelecimento.


8) Aplique nossas dicas


Agora que você já leu nosso artigo e sabe as melhores formas de atrair e encantar seus clientes, coloque em prática aquelas que mais se encaixam com seu negócio. 


Caso queira, um dos nossos especialistas pode te ajudar com isso, entre em contato.


Barbara Bastos

Formada em Jornalismo, meu foco sempre foi em empreendedorismo  e negócios. Já trabalhei como repórter na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Hoje ajudo a tirar todas as suas dúvidas relacionadas aos mais diversos temas aqui no blog da Collact.

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