crm-restaurantes

CRM: devo ter um no meu restaurante?

Conheça os principais benefícios de ter uma ferramenta de CRM no seu restaurante.
Publicado em:
13/5/2022

Antes de mais nada: CRM significa, em tradução livre, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ou seja, o objetivo da ferramenta é ser um banco de dados onde você armazena informações sobre seus clientes — de forma que você os entenda melhor e, assim, tenha um relacionamento mais próximo com eles e aumente as vendas.

Basicamente, o papel dessa ferramenta é recolher, analisar e apresentar os dados comportamentais e transacionais do seu cliente. Com a ferramenta coletando essas informações do cliente, você pode criar estratégias para usar esses dados de maneira que seu consumidor seja fidelizado e receba um atendimento mais personalizado, voltando sempre ao seu restaurante.

Para cadastrar os clientes e recolher esses dados, você pode usar formulários prontos que o cliente preenche na hora de pagar a conta ou usar ferramentas automatizadas. Na Collact, por exemplo, o cadastro do cliente começa já na maquininha Stone e, em troca, o consumidor pode receber uma oferta de boas-vindas ao Programa de Fidelidade.

Abaixo, listamos alguns benefícios de implementar um CRM no seu restaurante. Conheça todos e adapte ao seu estabelecimento os que se encaixarem no seu público-alvo e objetivos.

Quer saber mais sobre CRM e suas aplicações? Baixe nosso e-book gratuito sobre o tema!

1) Conheça seus clientes

Com os dados dos clientes em mãos, você pode traçar o público-alvo e entender características em comum para poder desenvolver ações mais assertivas. Por exemplo, você pode entender se seus clientes são na maioria mulheres ou homens, qual a idade média, informacões demográficas, ticket médio, volume de visitas, entre outras informações mais específicas como clientes veganos e vegetarianos. Dessa maneira, você pode criar promoções que tragam mais resultados.

2) Faça pesquisas de satisfação

Aproveitando que você pode ter informações como telefone e e-mail dos seus clientes na sua base de dados, pegar o feedback deles sobre os pratos, por exemplo, se torna muito mais fácil. Isso é importante para entender as opiniões dos clientes, respondê-los, quando for possível, e fazer com que eles se sintam mais ouvidos e, consequentemente, mais valorizados pelo seu restaurante. 

3) Fidelize seus clientes

 

Fidelizar os clientes é muito importante para restaurantes que desejam melhorar a experiência dos consumidores com um relacionamento mais próximo. O CRM é essencial para que você consiga entrar em contato com essas pessoas e as conquiste, para que voltem ao seu estabelecimento. Com informações disponíveis, você pode enviar ofertas e promoções automaticamente e de maneira personalizada. 

4) Aumente as vendas

Segundo um estudo com mais de 900 estabelecimentos parceiros da Collact, clientes fidelizados gastam, em média, 81% a mais que clientes não cadastrados no Programa de Fidelidade. Isso porque o fato de participar desse tipo de iniciativa incentiva o cliente a criar o hábito de comer no seu restaurante e a sempre voltar. Com uma boa ferramenta de CRM você consegue, por exemplo, ver quais clientes não voltam há mais de 30 dias e criar promoções específicas para esse grupo de pessoas.

 

Extra: Cuide dos dados dos clientes como se fossem seus

A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018) ou LGPD foi criada para que os dados dos usuários sejam tratados de maneira mais ética e com consentimento. Por isso, fique atento para que todos os clientes deem o consentimento à coleta e tratamento dos seus dados, assim como os envios de campanhas de marketing. O objetivo é dar mais transparência na maneira como os dados fornecidos estão sendo usados.

 

E aí, está preparado para implementar um CRM no seu restaurante? Caso tenha ficado alguma dúvida mande nos comentários que vamos responder.

Barbara Bastos

Formada em Jornalismo, meu foco sempre foi em empreendedorismo  e negócios. Já trabalhei como repórter na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Hoje ajudo a tirar todas as suas dúvidas relacionadas aos mais diversos temas aqui no blog da Collact.

Você também pode gostar destes posts

voltar para o blog

Receba conteúdos Collact