5 passos para trabalhar sua 'marca pessoal'​ no LinkedIn

De uns anos para cá, estamos observando, como sociedade em geral, uma total transformação e divisão de poderes no mercado de trabalho: as empresas vêm sendo impelidas a dividir sua voz e tomada de decisão com candidatos e colaboradores, que já não aceitam passivamente o que lhes é dito ou oferecido. Nesse contexto, todos têm, de alguma forma, uma marca e reputação pela qual zelar, as empresas (marca empregadora), mas também os candidatos e colaboradores, que têm o que podemos chamar de ´marca pessoal´. É neste ponto que vamos focar neste artigo: como entender, construir e gerenciar sua 'marca pessoal’ no LinkedIn?
Publicado em:
19/4/2022

De uns anos para cá, estamos observando, como sociedade em geral, uma total transformação e divisão de poderes no mercado de trabalho: as empresas vêm sendo impelidas a dividir sua voz e tomada de decisão com candidatos e colaboradores, que já não aceitam passivamente o que lhes é dito ou oferecido. Pelo contrário, eles descobriram que podem ditar o que deve ser produzido, comunicado e, até, oferecido como experiência de trabalho. 

Nesse contexto, todos têm, de alguma forma, uma marca e reputação pela qual zelar, as empresas (marca empregadora), mas também os candidatos e colaboradores, que têm o que podemos chamar de ´marca pessoal´. Essa marca pessoal comunica o valor que eles  podem oferecer às empresas enquanto profissionais.

Sendo assim, podemos nos perguntar: como estamos nós, enquanto profissionais, mostrando nossos valores e nos posicionando no mercado de trabalho? É neste ponto que vamos focar neste artigo: como entender, construir e gerenciar sua 'marca pessoal’ no LinkedIn?

Vamos ver cinco principais passos neste artigo.:

PASSO 1: QUEM É VOCÊ E PARA ONDE ESTÁ INDO?

Antes de tudo, pense em você, seus valores e objetivos. Isso será crucial para, depois, comparar estes pontos com os das empresas que estiver analisando para sua trajetória profissional. Além disso, também é importante entender que tipo de ambiente te fará mais feliz. Para isso, pode se fazer algumas perguntas como:

  • Sou uma pessoa mais introvertida ou extrovertida?
  • Sou uma pessoa mais metódica ou flexível?
  • Sou uma pessoa mais imaginativa ou pragmática?
  • Sou mais racional ou emocional?
  • Etc.

Em seguida, pode também fazer uma SWOT de você mesmo(a), analisando as seguintes questões:

  • Quais as minhas principais forças? Pode pensar consigo mesmo(a) ou pedir para amigos e colegas falarem o que mais admiram em você. Se tiver dificuldades nisso ou quiser se aprofundar, pode utilizar este reconhecido teste da Via Character.
  • Quais as minhas principais fraquezas? A estratégia aqui é também pensar consigo mesmo(a) ou pedir para amigos e colegas falarem no que poderia melhorar. Se tiver dificuldades também, pode descobrir seus sabotadores aqui. Além disso, se você é um dos vários profissionais que deixou de lado seu desafio profissional devido ao COVID-19, ou mesmo quer investir mais do tempo otimizado na quarentena para se desenvolver, pode utilizar seus pontos de melhoria como bússolas para cursos online.
  • Quais as oportunidades do mercado, no presente e futuro? Pode procurar pesquisas, estudos e projeções lançados publicamente para chegar às suas conclusões.
  • Quais as ameaças do mercado, no presente e futuro? Também busque por análises de mercado.

No fim do exercício, questione-se: Como posso potencializar meus pontos fortes? Como posso amortizar meus pontos fracos? Como posso aproveitar as oportunidades? Como posso reduzir e reverter as ameaças?

PASSO 2: COMO ESTÁ O SEU LINKEDIN?

Agora que sabe quem é e para onde quer ir, trabalhe melhor o seu perfil no LinkedIn. Para isso, seguem algumas dicas:

A. Foto de Capa

É interessante que ela seja uma imagem em alta resolução e relacionada à sua área de atuação (entenda como melhor buscar imagens aqui).

B. Foto de Perfil

O ideal é que seja uma foto mais séria e fiel a sua realidade. Importante que seja também nítida, com boa luz, fundo branco e relacionada à área que busca. Uma dica aqui é usar a ferramenta Snappr para analisar a qualidade da sua foto de perfil.

C. Nome de Perfil

Seu nome e apenas um sobrenome são o suficiente. Evite apelidos ou vários sobrenomes.

D. Título

É o que vem como uma descrição abaixo do seu nome. Para quem faz uma busca de pessoas, consegue ver estas duas informações logo de cara. Um bom exemplo de título é aquele mais instigante. Para construí-lo, pense em coisas como:

Quais problemas você resolve? / O que te faz ser único(a)? / Que projetos bacanas você já fez?

Seja sucinto(a)!

E. Resumo Profissional

É o "Sobre" que aparece no seu perfil. É legal que ele contenha palavras-chave importantes para você, como áreas e subáreas em que atuou, certificações e atividades importantes. Também há algumas perguntas que pode se fazer como:

Em que sou formado(a)? Em que já atuei na minha vida? O que eu construí de significante?

F. Experiências Profissionais

Elas devem vir com bullet points nos quais você consiga resumir quais eram e são as macro ações da sua rotina em cada experiência. Nelas, busque destacar quais foram/são os seus principais resultados obtidos nos projetos, indicadores pelos quais era/é responsável e a quem reportava ou reporta atualmente, se isso for uma informação relevante.

G. Competências

Você pode adicioná-las ou recebê-las de colegas da sua rede. Aqui, duas dicas são: 1. liste todas as suas principais competências (hard e soft skills) e adicione ao perfil; 2. sempre analise e recicle as competências pelas quais as pessoas te recomendaram (nada de manter coisas que você não tem, viu?).

H. Destaques

Pode destacar publicações passadas suas que tangibilizam melhor o que você faz ou quer fazer, seus valores e o que pode oferecer como um bom profissional.

I. Conquistas

Aqui é o espaço ideal para adicionar suas principais publicações, cursos, projetos, reconhecimentos e prêmios, idiomas e organizações sociais em que atuou.

Com um perfil campeão, podemos seguir para o próximo passo!

PASSO 3: COMO ESTÁ O SEU NETWORKING?

É super importante criarmos networking no LinkedIn, mas não é ideal sair adicionando qualquer pessoa. Você pode seguir o seguinte caminho:

  1. Adicionar profissionais com os quais já trabalhou ou fez faculdade;
  2. Adicionar pessoas que conheceu em eventos e cursos;
  3. Adicionar profissionais de RH de empresas que admira;
  4. Adicionar profissionais da sua área de atuação (atual ou que busca no futuro) dessas empresas que admira.
  5. Com as pessoas aceitando seu convite, é hora de fazer rapport, ou seja, gerar conexão e identificação com elas ao comentar em suas publicações ou compartilhá-las, trazendo informações a mais, somando a elas. Seja sempre positivo(a) e agregue aos outros.

PASSO 4: COMO ESTÃO SUAS PUBLICAÇÕES E INTERAÇÕES?

Agora que você já entendeu e construiu sua 'marca empregada' ou 'marca pessoal', é hora de gerenciá-la ao longo do tempo. Para isso, é fundamental que você construa conteúdos e publicações.

 

O importante é criar relevância ao seu perfil, uma vez que ele esteja completo e alinhado aos seus objetivos. Para isso, há três caminhos principais:

  1. Crie publicações autorais e artigos, onde exponha suas ideias e opiniões. Aqui, é interessante adicionar referências e fontes técnicas que corroborem seus argumentos, para trazer mais embasamento e credibilidade;
  2. Siga portais de informação de referência e compartilhe conteúdos interessantes, mas sempre se posicionando sobre o assunto. É sua chance de mostrar como pensa;
  3. Busque grupos de discussão relacionados a sua área de atuação e participe mais intensamente dos debates criados.

PASSO 5: COMO CONSOLIDAR SUA MARCA PESSOAL?

Aqui, vamos fazer um apanhado de dicas finais, que servem também como um guia para que você mantenha a gestão e reciclagem da sua marca pessoal com o tempo:

  1. Mapeie seu público-alvo atual e se conecte a ele;
  2. Comunique-se. Troque informações com as pessoas da sua rede, publique e compartilhe conteúdos que exponham suas opiniões e posicionamentos;
  3. Tenha regularidade. Você precisa ser frequente e consistente nos pontos anteriores;
  4. Seja autêntico(a). Não crie um personagem. Quanto mais honesto e verdadeiro for, mais chances terá de se conectar a pessoas e empresas alinhadas aos seus valores;
  5. Construa conexões de qualidade. Não adicione e aceite qualquer pessoa. Tenha foco e seja inteligente para construir relacionamentos alinhados aos seus objetivos profissionais.

Lembre-se: se você não sabe quem é e para onde quer ir pode acabar se distanciando do seu propósito, sonhos e metas. No fundo, carreira e vida pessoal são a mesma coisa e formam, juntas, grande parte das suas horas, relações e experiências. Por isso, invista tempo, esforço e intelecto para construir uma jornada profissional (e 'marca empregada') de significado.

Ana Carolina Lafuente

SCarol Lafuente, mas podem me chamam de Lafu! Sou graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM e formada em Product Management pela PM3. Desde 2017, venho me especializando em Employer Branding. Atualmente, estou me certificando em Employer Brand Leadership pela Employer Branding College, da Austrália. Hoje, lidero a área de Pessoas na Collact, startup do grupo Stone Co.

Você também pode gostar destes posts

voltar para o blog

Receba conteúdos Collact