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Como melhorar o processo de compras do seu restaurante

O departamento de compras de restaurantes muitas vezes é visto como o departamento que mais gasta na empresa, mas sem os insumos, como o negócio vai sobreviver?

Os compradores têm um papel muito importante no sucesso da empresa, são eles que analisam estoques, prazos, pagamentos e também as recompras. Mas onde começa o processo de compra?

Antes de tudo é muito importante conhecer os produtos que serão comprados, uma maneira muito eficiente é montando as fichas técnicas de cada prato do seu menu, assim é possível saber quais ingredientes são utilizados em cada montagem, e quais desses ingredientes são utilizados em outros pratos.

Isso ajuda a melhorar os estoques e as próprias compras: é possível aumentar o poder de compra, já que a quantidade a ser comprada é maior, assim como se a mesma matéria-prima pode ser utilizada em mais de um prato do seu menu, isso reduz o número de ingredientes e otimiza o uso desses, tudo isso torna o negócio cada vez mais rentável!

Além disso, também é possível manter mais organizado os estoques, já que com a ficha técnica do seu menu você controlar a quantidade de ingredientes utilizada em cada prato, o que facilita o inventário, diminui o risco de perda e desvios de estoque.

E como melhorar o processo de compras?

Após uma boa ficha-técnica dos seus pratos e das bebidas, você conseguirá identificar os ingredientes chave do seu menu e trabalhar em melhores margens.

Um software de gestão de ponto de vendas também ajuda, através dele é possível  contabilizar os clientes atendidos, quais produtos foram vendidos, controle de estoque e toda a parte de composição de pratos, o que ajuda nas compras semanais.

Conhecendo seu mix de produtos, o fluxo de vendas semanal e também a previsão das próximas semanas, é possível ter uma noção muito mais assertiva do que deve ser comprado ou não, e principalmente a quantidade que precisa ser comprada para manter todos os pratos do seu menu em dia e seus clientes satisfeitos!

O processo de compra

Fornecedores de confiança são importantes, saber a procedência dos alimentos, se foram bem armazenados durante todo o processo até chegar no restaurante conta muito, afinal se em algum ponto da cadeia de distribuição ele ficou acima ou abaixo da temperatura ideal, isso pode gerar problemas na qualidade do seu prato e comprometer a experiência dos seus clientes.

O gerente ou responsável por compras tem que estar sempre antenado com todos os departamentos do restaurante: saber com o pessoal da cozinha se os ingredientes estão bons, se os prazos estão de acordo com as demandas, o que precisa ser mudado. Assim como com a direção do restaurante e com o próprio cliente, afinal se este não estiver satisfeito, algo precisa ser mudado e melhorado.

Outro ponto importante é estar sempre antenado no que está acontecendo no mercado, o que tem de novidades no setor de produtos e também na parte de fornecedores.

Os fornecedores são os intermediários, eles compram para revender no atacado, isso acaba encarecendo o processo todo, pois os produtos passam por vários atravessadores antes de chegar ao seu estoque. Quanto mais processos, mais caro os produtos.

É importante saber quais são as suas necessidades (mix de produtos de acordo com o menu e com as fichas-técnicas) para evitar pedir itens em excesso e acabar lotando seu estoque com produtos que não serão utilizados na semana (afinal, é sempre importante manter tudo o mais fresco possível). Alguns atacados e distribuidores acabam não liberando pedidos sem uma quantidade mínima de peso, o que pode ser interessante devido ao preço, mas pode ser mais caro no médio prazo (validade dos produtos, falta de espaço, transporte dos produtos), sem contar a questão do crédito para pagamento, que precisa ser muito interessante para compras desse porte, se não seu caixa fica comprometido e pode prejudicar compras futuras.

O custo-benefício dos itens também é muito importante

Nele deve estar incluído muito mais do que apenas o preço de produção do prato, da sua cozinha e de serviço. Aqui é importante incluir também os custos que envolvem a cotação dos itens, o deslocamento do comprador, o valor do frete pago (em alguns casos) e também a negociação do pagamento dos insumos.

Tudo isso influência em um bom custo benefício e acaba passando despercebido por muitos restaurantes. O tempo gasto ao telefone, no trânsito, o valor do combustível, o peso dos alimentos e bebidas no carro, todos esses itens cooperam com o custo total do prato e devem ser contabilizados.

É importante contar com fornecedores de confiança, que sejam transparentes em seus processos, expliquem como o negócio funciona e que estejam abertos a sugestões de melhoria (de portfólio de produtos, processos e atendimento).

Conte com a tecnologia

Hoje todos nós temos algum tipo de dispositivo com internet, seja ele um notebook, um desktop ou os queridinhos smartphones. Neles conseguimos navegar por toda a internet de maneira muito mais rápida e economizamos tempo, um recurso muito importante.

E existem fornecedores online que podem te atender, de maneira segura e eficaz, como a Menu.com.vc, uma distribuidora online de alimentos e bebidas, que conta com mais de duzentos produtos variados para todos os segmentos de restaurantes, pizzarias, lanchonetes, padarias, bares e mercados.

É possível economizar comprando online e a Menu é a prova disso, aberta 24h por dia, de qualquer lugar, com entrega grátis para grande parte da Capital Paulista no dia seguinte a compra (para interior são até 48h), além de dar crédito pré-aprovado e prazo de até 14 dias para o pagamento do boleto.

Transformar seu processo de compra pode aumentar em muito a produtividade dos funcionários, assim como melhorar suas margens e o tempo gasto no processo de compras, que pode ser dedicado ao que realmente importa: o seu negócio.

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1 Comentário em "Como melhorar o processo de compras do seu restaurante"

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mauricio
Visitante

muito bom !

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