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Como fazer promoção em minha loja?

Oferecer promoções para conseguir um maior fluxo de clientes é algo comum em quase todas as empresas. E planejar, cuidadosamente, como fazer promoção em sua loja é um passo fundamental para você alcançar os melhores resultados.

Pois é, qualquer tipo de promoção que for realizada vai exigir uma boa dose de dedicação e planejamento, afinal, uma ação que não traz bons resultados pode causar prejuízos.

Quer saber como fazer uma boa promoção em sua loja? Então, anote aí o nosso passo a passo!

1. Planejando a ação

A primeira etapa para realizar uma promoção é definir os objetivos. Veja alguns possíveis exemplos para você começar a elencar os seus:

  • aumentar o giro de uma determinada mercadoria;
  • conquistar novos clientes;
  • lançar um novo produto;
  • gerar visibilidade para sua empresa ou marca;
  • fidelizar clientes;
  • reativar o relacionamento com clientes antigos.

A definição dos objetivos é importante, pois, a partir deles, você terá como se planejar para se comunicar com um tipo de público específico e com uma linguagem diferenciada.

Dependendo da estratégia adotada, você poderá até conseguir trabalhar com dois ou mais objetivos. Mas tenha cuidado: não deixe que o alvo de uma promoção seja muito amplo, pois isso pode impedir o sucesso da campanha.

2. Definindo o público

Vamos supor que você tenha uma sorveteira, e que o objetivo definido para a sua promoção seja atrair uma maior clientela. Você sabe quem são os novos clientes que tem vontade de atingir?

Invista um pouco de tempo em descobrir quem são essas pessoas e entender, por exemplo, de que sabor de sorvete elas mais gostam, ou se sentem falta de algum produto. Se você não sabe com quem você precisa falar, dificilmente sua mensagem terá sucesso.

Uma boa maneira de descobrir mais informações sobre os novos consumidores é traçar um perfil médio dos clientes que você já possui. Isso possibilita uma maior assertividade e efetividade da promoção.

Você pode levantar o perfil médio através de pesquisas simples, aplicadas dentro de seu estabelecimento ou por meio de outros canais de comunicação que os seus clientes costumem utilizar, como, por exemplo, as redes sociais.

3. Estabelecendo um prazo

Ao planejar uma promoção, você deve definir um prazo de vigência para gerar a sensação de urgência no seu público-alvo. Com certeza você já ouviu os seguintes apelos: “é só amanhã”, ou, então, “no mês das mães, temos descontos especiais”.

Essas chamadas deixam bem claro que a promoção tem um começo e um fim e que o cliente precisa tomar uma atitude durante o período se quiser aproveitar os benefícios.

Portanto, tome cuidado com campanhas muito longas, pois elas diminuem o senso de urgência no público-alvo e podem passar a impressão de que a promoção era falsa.

4. Avaliando os custos

Quando falamos em promoção, muitos empresários pensam apenas no retorno que ela poderá trazer e, muitas vezes, não dão a devida atenção aos custos envolvidos em sua execução.

É preciso avaliar a quantidade de recursos necessários para cada ação, sejam financeiros, materiais, ou humanos. Você deve encarar como custo, também, a porcentagem de desconto oferecida ao cliente, caso seja aplicável.

As promoções podem ser uma faca de dois gumes, trazendo ótimos resultados, se bem planejadas e executadas, ou gerando prejuízos, caso não exista um planejamento.

5. Utilizando tecnologias

Trabalhar a divulgação de sua promoção apenas em sua loja ou em canais offline limita muito o seu alcance. Invista nos meios online, como o Facebook, por exemplo, para auxiliar na pulverização de sua promoção.

Mas não pense que a tecnologia pode ser utilizada apenas na internet.

Você pode adotar meios digitais dentro de sua loja para auxiliar na fidelização de seus clientes, como um sistema de recompensa, no qual o cliente possa acumular pontos para, posteriormente, trocar por benefícios em sua loja.

A informatização é fundamental, pois, por meio dela, você consegue manter os dados seguros e segmentá-los da maneira que precisar, sempre com tudo organizado.

6. Gerando valor

Você já definiu toda a parte operacional de sua promoção, então, agora, é fundamental criar um valor para o cliente. Essa geração de valor está ligada, diretamente, ao discurso de divulgação.

Você precisa provocar, no cliente, a sensação de que realmente vale a pena ele adquirir o seu produto durante a promoção e que ele vai se beneficiar muito com isso.

A geração de valor é o ponto-chave para o sucesso de sua promoção, pois se o cliente não reconhecer uma vantagem real, ele não vai adquirir nenhum produto ou serviço.

7. Preparando a equipe

Agora que já possui o planejamento de tudo o que deve ser feito e determinou como os processos devem fluir, você precisa dar conta dos preparativos para iniciar sua promoção.

Nessa hora, é fundamental que você reúna a sua equipe e explique em detalhes o que é a promoção, o objetivo e a forma como o cliente pode participar.

Apresentar a ação para a sua equipe antes que ela se torne pública, além de possibilitar o levantamento de questões que passaram batido, proporciona aos seus colaboradores uma sensação de importância e pertencimento. Afinal, eles ficarão sabendo sobre algo exclusivo e terão responsabilidade sobre isso.

8. Acompanhando os resultados

Não se engane pensando que, após o início da promoção, o seu trabalho vai acabar: ao contrário, estará apenas começando!

Realizar o acompanhamento dos resultados obtidos com sua promoção diariamente é uma obrigação, pois é assim que você poderá verificar se está tudo funcionando de acordo com o planejado, se ajustes para melhorar o desempenho são necessários, ou se a campanha não está gerando resultados e, portanto, deve ser suspensa.

E quando falamos de ajustes, não é apenas quando a campanha está ruim. Às vezes, no decorrer da ação, você descobre que pode conseguir ainda mais resultados inserindo um outro meio de divulgação, como o investimento em Google Adwords, por exemplo.

Apesar de ser um pouco trabalhoso, realizar um bom planejamento para a promoção de sua loja, levando em conta os pontos do nosso post, é uma tarefa que vale muito a pena e que pode fazer a sua empresa crescer muito, tanto em números quanto em espaço no mercado.

Agora que você já sabe como fazer promoção, que tal colocar a mão na massa e começar a colher bons resultados?

Entre em contato com a equipe da Collact e descubra como as nossas soluções podem te ajudar a crescer e, é claro, ganhar mais dinheiro!

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