Home / Dicas de Gestão / Como fazer gestão de pessoas? Podemos te ajudar!

Como fazer gestão de pessoas? Podemos te ajudar!

Para conseguir gerir uma equipe de sucesso, que contribua para o crescimento da sua empresa e para o aumento dos lucros, você precisa investir cada vez mais em métodos de gestão de pessoas.

A gestão de pessoas deve se apoiar em alguns pontos para conseguir alcançar os resultados esperados. São eles: motivação dos funcionários, o processo adequado de comunicação, o trabalho em equipe, o conhecimento e competência e o treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Mas quais são as ações que devem ser desenvolvidas por você em seu negócio para conseguir realizar essa gestão de forma eficiente? Listamos abaixo as mais importantes para tentar te ajudar! Confira!

Acerte na contratação

A montagem de uma equipe de qualidade começa pelo processo de contratação. Se você não se preocupar em desempenhar corretamente esse processo encontrará dificuldades em gerir a equipe e encontrar um equilíbrio entre os colaboradores.

Defina o que é esperado de um profissional para ocupar a vaga, tanto nas capacitações e habilidades quanto da personalidade. A imagem da sua empresa também é feita pela sua equipe, então faça uma contratação com critério!

Defina objetivos

Os objetivos devem ser estabelecidos conforme as características individuais e precisam estar alinhados à missão e aos valores do seu negócio. Devem ser, ainda, alcançáveis, específicos, realistas mensuráveis e temporais para conseguir motivar os funcionários e atender às necessidades da empresa ao mesmo tempo.

Estabelecer objetivos facilita a gestão de pessoas e direciona a atuação do funcionário dentro do seu setor, aumentando, dessa forma, o desempenho e a produtividade de sua equipe.

Forneça feedbacks regulares

Não adianta somente a equipe ter seus objetivos estabelecidos e não saber se está cumprindo com o que foi proposto. O funcionário precisa que seu gestor realize o acompanhamento adequado de seu trabalho e o direcione para o crescimento dentro da empresa.

Se você não se compromete a dar o retorno sobre o desempenho e os resultados alcançados, dificilmente o colaborador saberá quais são os pontos que precisa melhorar.

É importante saber adaptar sua comunicação a cada perfil de funcionários, tanto no momento de dar o feedback positivo quanto no momento de dar o feedback construtivo.

Tenha uma boa ferramenta de comunicação

A comunicação é a base para o bom relacionamento entre o supervisor e sua equipe. Como gestor, você deve se comunicar constantemente para se aproximar de seus colaboradores e poder passar os objetivos e orientações necessárias. Para facilitar e otimizar o seu trabalho, ele também deve utilizar das ferramentas disponíveis em sua empresa para melhorar a comunicação.

A ferramenta de comunicação escolhida deve atender ao perfil dos funcionários e seus hábitos, ou seja, deve ser atrativa para envolver a equipe e ser efetiva. São exemplos de ferramentas: reunião, e-mails, mural de avisos, WhatsApp, etc.

Realize pesquisas de clima

As pesquisas de clima servem para dar um suporte ao gestor sobre o clima no ambiente de trabalho e as relações entre os colaboradores. Devem ser realizadas periodicamente para que seja possível mensurar os resultados alcançados e avaliar a efetividade dos planos de ação estipulados.

Um bom ambiente organizacional favorece o desenvolvimento da equipe e afeta diretamente os índices da empresa, como o de absenteísmo, produtividade e turnover.

Ofereça um plano de carreira

O plano de carreira é um dos benefícios mais buscados pelos profissionais ao escolher uma empresa para trabalhar. Por isso, é fundamental que você fique atento para que esse benefício não seja oferecido só na teoria e seja esquecido na gestão de pessoas efetiva.

O gerente deve atuar junto aos colaboradores e entender os objetivos individuais para conseguir oferecer uma orientação correta de carreira. Essa ação faz com que os funcionários se sintam valorizados e motivados a correr atrás de seus objetivos profissionais.

O que você achou das nossas dicas? Se você conhece outras maneiras de realizar uma boa gestão de pessoas, deixe seu comentário!

Deixe um comentário

3 Comentários em "Como fazer gestão de pessoas? Podemos te ajudar!"

Notificar de
avatar
Ordenar por:   Novos | Antigos | mais votados
johnny
Visitante

Adorei as dicas. alguns pontos JÁ vem sendo utilizados após reformularem as definições de objetivos e funciona muito bem desta forma. outras dicas desconhecia e achei super interessante.

Hebert
Visitante

Adorei as dicas achei super interessante.

wpDiscuz