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Como abrir uma loja? Separamos 9 dicas incríveis

Empreender é o desejo de grande parte dos brasileiros. Muitos até se arriscam a começar um negócio do zero, porém são poucos os que se organizam para levar o negócio adiante de forma profissional.

Prova desse fato, é que muitas empresas fecham as portas antes mesmo de completar cinco anos. O motivo: falta de planejamento e organização das atividades empreendedoras.

Mas, como abrir uma loja de grande potencialidade de sucesso? Como tomar as melhores decisões para a perenidade do negócio? Conheça agora 9 dicas incríveis que, se aplicadas com foco, farão com que você seja um empresário de bastante êxito!

1. Reflita sobre o seu perfil

Antes de pensar em empreender, é importante que você analise o seu perfil para entender qual papel será possível desempenhar de acordo com as suas características e interesses.

Como empreendedor, é possível agir como aquele que toma as decisões estratégicas para direcionar o negócio; como um administrador que está atento ao dia a dia da organização e coordena os processos; ou como um operador, que executa as atividades.

Ter ciência sobre qual papel é o melhor para você tomar frente ao negócio poupará desgastes com sócios, com os colaboradores e consigo.

E não se esqueça que todas as competências necessárias à gestão de uma loja podem ser adquiridas. Assim, se você perceber que falta alguma competência para administrar o negócio, desenvolva-a.

2. Escolha o segmento certo

Durante todo o planejamento para abrir uma loja, é importante que o futuro empresário pesquise bastante o segmento de atuação do empreendimento. Fazer pesquisas, conversar com outros empreendedores e analisar o mercado é essencial para saber os desafios e as potencialidades do negócio.

Outro ponto que vale uma reflexão é sobre a área do empreendimento. Sua loja será de bicicletas, de móveis ou de roupas? Qual desses negócios você tem mais interesse? Ter familiaridade e gosto pelo segmento é importante, pois a partir do momento em que a loja for aberta, será necessário conviver diariamente com os assuntos relacionados à área.

Sendo assim, dificilmente um negócio dará certo se as temáticas relacionadas à ele não forem do interesse do empreendedor.

3. Faça um plano de negócios

Planejar os primeiros anos da loja é fundamental para que as decisões relacionadas a ela sejam tomadas de forma estratégica.

E para isso, é necessário fazer um plano de negócios, que nada mais é do que um documento onde serão registrados os estudos de mercado, as características do empreendimento, objetivos e ações.

Com um plano em mãos, será possível conhecer melhor o mercado, avaliar quanto será necessário para abrir o negócio e quais atitudes deverão ser tomadas para que a loja seja um sucesso.

4. Invista em Marketing

Para que uma loja seja conhecida e possa vender cada vez mais, é importante que ela seja divulgada. E, para isso, é necessário montar um plano de marketing para promover o empreendimento, atrair clientes e criar autoridade para a marca.

Atualmente, a internet tem sido um ótimo ambiente para esse tipo de investimento, pois permite um baixo custo em relação à potencialidade do retorno. Sites, blogs, redes sociais e aplicativos podem ser usados nas ações.

Outra estratégica que deve ser planejada é a de fidelização dos clientes. Como manter um consumidor é bem mais barato do que conquistar um novo, tenha um programa de fidelidade já no momento de abertura da loja.

5. Busque qualificação

Por mais que algumas pessoas tenham o dom de negociar e de empreender, ainda assim, é essencial que você, empreendedor, busque constantemente a qualificação profissional para conhecer novas técnicas, reciclar conhecimentos anteriores e aprender as novas boas práticas do mercado.

Dos cursos de curta duração às especializações, toda formação é válida para administrar melhor um empreendimento. Pesquise tanto em instituições físicas quanto na web, as capacitações mais indicadas para seu tipo de negócio e para sua complementação profissional.

6. Conte com o apoio dos seus contatos

Pesquise em sua rede de contatos as pessoas que podem te ajudar nesse início de empreendimento.

Por meio do seu networking, é possível conseguir dicas de outros empresários, conseguir parcerias estratégicas e até mesmo conquistar divulgadores para a sua loja.

Acione seus contatos, fale sobre seu negócio e peça a ajuda de todos para lidar de maneira inteligente com os recursos que já possui.

7. Busque investidores

Para abrir uma loja é necessário ter recursos financeiros. Porém, nem sempre os que você tem são suficientes para que os resultados almejados sejam alcançados.

Para ter mais dinheiro para investir em sua loja, busque por algum investidor-anjo, vá ao encontro de instituições financeiras, busque um sócio, etc.

Só não se esqueça de colocar os custos de juros, de pagamentos e de outros valores referentes aos investimentos no seu planejamento, pois assim, os ganhos de sua loja não serão comprometidos e você não correrá o risco de se endividar.

8. Esteja preparado para errar

Por mais que toda a abertura da loja tenha sido planejada e que você siga as boas práticas empreendedoras, ainda assim é possível que algo saia fora do esperado, principalmente nos primeiros anos de investimento.

Diante disso, é importante que você tenha foco e esteja motivado a superar os desafios que certamente irão aparecer.

Eventualidades acontecem e dificuldades são enfrentadas diariamente por empresários de empreendimentos de portes e segmentos diversos. Não perca a fé em seu negócio e enfrente todas as dificuldades com determinação.

9. Contrate os melhores colaboradores

Ter uma equipe profissional qualificada e disposta a realizar um bom trabalho, é fator fundamental para que a loja construa uma boa imagem no mercado e venda bem.

Na hora da contratação, busque por pessoas de caráter que estejam dispostas a colaborar com o empreendimento. Treine as habilidades necessárias ao exercício das funções e invista na capacitação desses profissionais.

Agora que você já sabe como abrir uma loja, coloque já as nossas dicas em prática para que seu negócio seja um sucesso. E se caso ficou alguma dúvida, questão não esclarecida ou se você tem alguma outra dica, compartilhe conosco enviando uma mensagem!

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