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Faça o básico e melhore a administração do negócio

O desejo de todo empreendedor é ver o seu negócio prosperar e se desenvolver. Contudo, para que este objetivo se concretize, é necessário mais que um simples desejo. É preciso adotar as atitudes certas para melhorar os resultados e atingir o sucesso. A administração do negócio é, assim, um tema essencial para quem quer obter um desempenho satisfatório e crescente, destacando-se da concorrência e oferecendo um diferencial ao mercado.

Todos os anos, milhares de novos empreendimentos surgem no Brasil, mas poucos deles sobrevivem às crises e à instabilidade da economia. Empresa, apesar de ser uma palavra usualmente utilizada para denominar o estabelecimento comercial, é, na verdade, a designação dada à atividade empreendedora organizada para a produção de bens ou de serviços e a sua disponibilização no mercado consumidor.

Assim, como atividade organizada e estruturada que é, deve ser exercida com profissionalismo, sempre em vista das melhores técnicas e da obtenção de um desempenho de excelência.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você administrar o seu negócio de forma eficaz e obter um desempenho surpreendente. Confira!

Faça um planejamento estratégico

Como já afirmamos, todo empreendedor tem sonhos e metas com relação ao seu negócio. Mas isso não basta. É preciso ter objetivos concretos, metas tangíveis e bem estruturadas, e, principalmente, uma estratégia eficaz para concretizá-las.

Isso se chama planejamento estratégico. Ele consiste na execução de ações com vistas a um fim específico. A atividade empresarial se caracteriza por sua organização e complexidade e para que tenha êxito, é fundamental que a empresa seja bem administrada, adotando-se ações direcionadas para atingir as metas do negócio. Ações desconectadas ou sem um propósito lógico não surtirão nenhum efeito a longo prazo.

Mas não se pode falar em planejamento estratégico sem considerar a importância de quatro fatores básicos: definição dos objetivos, estabelecimento das estratégias para alcançá-los, apuração dos resultados das ações praticadas e a forma de correção de eventuais desvios.

Não basta ter metas. É preciso desenvolver mecanismos para alcançá-las e verificar periodicamente se as ações desenvolvidas estão tendo êxito. Caso não estejam, deve-se mudar a estratégia e implementar formas de readequar as ações ao caminho mais apropriado para atingir as metas estabelecidas.

Promova melhorias contínuas

Outro ponto importante a ser levado em conta é a necessidade de se destacar da concorrência e oferecer um diferencial aos consumidores.

Para se manter firme no mercado, é preciso que as empresas consigam atender os principais desejos e necessidades dos seus clientes, fugindo do lugar-comum e agregando cada vez mais valor a seus produtos e serviços. Seja em relação à qualidade deles, diminuindo o tempo de entrega ou investindo no serviço de assistência técnica, por exemplo. O importante é aperfeiçoar constantemente a sua atividade.

Assim, promover melhorias contínuas é outra importante estratégia de gestão comercial, que certamente fará o seu negócio prosperar.

Controle o desempenho

Como já foi ressaltado quando falamos de planejamento estratégico, a empresa não pode sofrer com amadorismo ou ficar à mercê da sorte. Pelo contrário: para que o negócio dê certo, é preciso que haja um acompanhamento constante dos objetivos almejados e dos resultados alcançados.

Esse controle de desempenho é indispensável para a condução das estratégias do negócio. Sem ele, a atividade comercial torna-se amadora e ineficiente, distanciando-se dos objetivos de sucesso e ascensão que lhe caracterizam.

Use a tecnologia para fidelizar clientes

Eis aqui mais uma dica elementar da boa administração do negócio. Não é exagero afirmar que o principal pilar que sustenta uma empresa é a forma como ela se relaciona com seus clientes, afinal, eles são os responsáveis por consumir os produtos e serviços oferecidos e proporcionar lucro aos empreendedores.

Sem o mercado consumidor, a atividade empresarial simplesmente não teria nenhuma razão de existir. Desse modo, investir no atendimento ao cliente e na sua fidelização não é apenas um importante diferencial, mas uma verdadeira exigência para a existência e perpetuação da empresa.

Se não se sentirem valorizados, os clientes acabam migrando para estabelecimentos da concorrência. Além do mais, a propaganda negativa feita por um consumidor insatisfeito pode prejudicar a reputação da sua empresa e afastar outros potenciais consumidores.

Por isso, investir no bom atendimento é essencial para o seu negócio e a tecnologia pode ser uma importante aliada. Seja por meio do contato nas redes sociais, por e-mails ou da utilização de sistemas de resolução de demandas, pesquisas de preços ou sites na internet, por exemplo; dispor de formas para conquistar o público é uma importante estratégia de gestão.

Cuide da saúde financeira da sua empresa

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar a relevância da saúde financeira para o sucesso de qualquer organização.

Cuidar das finanças é tão importante para o sucesso da sua atividade quanto vender produtos e serviços de qualidade. Mas para que esse objetivo seja alcançado, é preciso atenção a alguns pontos elementares. Vejamos quais são eles:

Separe o seu patrimônio pessoal e o da empresa

Um erro bastante corriqueiro cometido por empreendedores — e que pode colocar em risco a saúde financeira da sua empresa — é não separar os recursos próprios e o da organização.

Essa situação pode terminar prejudicando a solvência da pessoa jurídica e dificultando a realização de controle contábil das contas, pois torna obscuras as transações e os gastos realizados, dificultando a realização de auditorias e o controle sobre os fluxos de caixa.

Realize auditorias periodicamente

As auditorias, além de evidenciarem eventual ocorrência de desvios ou a má utilização de recursos, ainda podem ser importantes para trazer demonstrativos do desempenho da empresa. Por meio delas, é possível saber como está sendo gasto o dinheiro da organização e adotar ações estratégicas para corrigir possíveis falhas na administração do negócio.

Evite atrasos no pagamento de contas

Estar em dia com as obrigações financeiras é fundamental para conseguir crédito e facilidades junto a bancos ou investidores. Portanto, organize-se para evitar atrasos no pagamento das contas de sua empresa. Assim, quando for preciso realizar investimentos altos, você não terá problemas para conseguir a quantia desejada com a instituição financeira.

Viu só como é possível melhorar a administração do negócio? Seguindo essas dicas será possível melhorar o desempenho da empresa e elevar continuamente os resultados. O que você está esperando para colocá-las em práticas agora mesmo?

Para saber ainda mais sobre gestão empresarial, veja também estas 6 pequenas empresas que se destacaram no mercado!

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