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7 Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas

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Dentre as diversas dificuldades enfrentadas por pequenas empresas, a aplicação correta do marketing é uma das principais, pois ao mesmo tempo em que é extremamente necessário entender e executar o marketing corretamente, seu conceito pode ser considerado complexo por muitos — e acaba sendo confundido com outros, como propaganda e vendas.

A limitação de recursos também é apresentada como outro fator que impede ou dificulta a implementação do marketing de maneira eficiente. Mas veremos aqui que é possível elaborar estratégias de marketing de baixo custo e que gerem resultados, como a fidelização de clientes, além de garantirem o retorno desses consumidores e ajudarem a manter a longevidade da empresa.

Dicas como as que serão apresentadas aqui hoje podem ser utilizadas por empresas de diversos segmentos e executadas até mesmo pela equipe reduzida que as pequenas empresas costumam ter. Confira:

1. Planeje desde sempre

Elaborar um plano de marketing conciso é um dos passos mais importantes que você dá em direção ao sucesso. Ele é o norteador de todas as ações que serão realizadas durante o período determinado — de um ano, por exemplo. Isso acontece porque dentro desse plano estão todos os objetivos a serem atingidos e você ainda enxergará mais claramente seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças presentes no mercado onde sua empresa está inserida.

É importante que o plano seja sempre consultado para que as ações realizadas estejam de acordo com ele. Vale ressaltar também que ele pode ser ajustado, caso haja necessidade. Mas atenção: ajustar não é modificar por completo! Lembre-se de compartilhar o plano com sua equipe. Se todos tiverem os objetivos em mente, eles ficam mais fáceis de serem atingidos.

2. Garanta sua presença online

A internet tem se mostrado uma ferramenta poderosa para auxiliar pequenas empresas a conquistarem seu lugar no mercado. Fatores como baixo custo e alto alcance tornam a internet bem mais atrativa que as mídias tradicionais. Sem falar que um número cada vez maior de pessoas utiliza as redes sociais, além de fazer compras e transações online. Bastante atrativo, não é mesmo?

Entretanto, mesmo com tantos benefícios, é preciso saber usar todo o potencial dessa ferramenta a seu favor, caso contrário, o resultado será apenas esforço e tempo perdidos. Ter uma página no Facebook e um perfil no Instagram é o básico que se pode fazer hoje em termos de redes sociais, mas é de extrema importância alimentar essas mídias e sempre gerar conteúdo.

Também é fundamental estimular e interagir com o público, sempre responder mensagens inbox e comentários nas postagens. As pessoas estão cada vez mais conectadas, então não deixe sua empresa de fora!

3. Preze pelo bom atendimento e fidelização do cliente

Todos nós gostamos de ser bem tratados em qualquer lugar e, por isso, devemos sempre oferecer o atendimento correto para nossos clientes, para que eles se sintam satisfeitos e encantados, aumentando as chances de retorno. Um bom atendimento demanda credibilidade, e treinar a equipe de linha de frente adequadamente permite que ela repasse as informações com muito mais segurança, o que gera confiança no cliente.

Além disso, a equipe também deve ser instruída a agir com cordialidade, pró-atividade, atenção e simpatia. Muitas vezes, o bom atendimento leva vantagem sobre preços baixos, ou seja, se o consumidor for mais bem atendido na sua loja do que na do concorrente, é bem provável que volte para você, mesmo que seu preço não seja o mais baixo.

O bom atendimento é influenciador direto da satisfação do seu cliente e um componente fundamental na construção da satisfação, por isso, deve ser valorizado entre as estratégias de marketing. Negligenciar a importância de um bom atendimento para a empresa certamente a colocará em desvantagem frente aos concorrentes. Então não fique para trás, reúna sua equipe e repitam o mantra: bom atendimento sempre é igual à satisfação do cliente!

4. Acompanhe seus ganhos

Esse é um dos pontos mais críticos das pequenas empresas: mensurar o retorno sobre o investimento. Das métricas utilizadas pelo marketing para calcular o ganho em cima do que foi investido, o ROI é uma das mais simples. O ROI (Return Over Investiments) informa exatamente o retorno sobre os investimentos que você realizou. A fórmula é simples:

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial. Para obter o valor em percentual basta multiplicar o resultado por 100%. Um exemplo prático: você investiu R$ 1.000,00 e obteve R$ 2.500,00. Seu ROI é (2500 – 1000) / 1000 = 1,5, multiplicando por 100%, vemos que o retorno é de 150%. Valor alto, não é mesmo?

Você deve estar se perguntando: “Como eu identifico o valor do ganho obtido”? Registre e organize todos os seus gastos em planilhas e acompanhe o faturamento (pode ser da empresa como um todo ou de linhas de produtos). É de vital importância manter a organização dessas informações para não se deparar com números falsos e achar que está tudo indo certo quando, na realidade, não é bem assim.

5. Adquira conhecimento

Aprender nunca é demais, ainda mais se considerarmos que estamos em um país onde muitas empresas fecham antes do tempo por problemas na gestão. Procure fazer cursos, buscar orientação em órgãos como o Sebrae e, caso suas condições não permitam, existem diversos cursos online de baixo custo — ou até mesmo gratuitos — na internet, em sites como o YouTube, por exemplo.

Estude marketing, marketing digital, gestão de pessoas ou qualquer outro assunto que você julgue ser relevante e que vá auxiliar no crescimento da sua empresa.

6. Construa uma marca forte

Empresas como Coca Cola, Natura e Apple não nasceram gigantes como são: elas cresceram ao longo dos anos e se tornaram o que são hoje. O que elas têm em comum é o trabalho incessante no fortalecimento da marca e são exemplos como esse que devem ser seguidos.

Mesmo atuando apenas em bairros ou cidades, é possível estabelecer um posicionamento de marca para destacar sua empresa das demais. Posicionamento de marca é a percepção que seus clientes têm de você. Além de conhecer seus produtos, eles precisam enxergar características intrínsecas ao seu negócio, e uma das melhores maneiras de chegar nesse resultado é criar uma identidade visual.

Sua identidade visual começa com itens básicos, como logotipo e slogan, e deve ser estendida a todos os outros componentes físicos ou virtuais da empresa. Fachada, pintura interna, fardamento, cartões de visita, panfletos, layout do site, fotos de perfil das redes sociais, vídeos institucionais, linguagem utilizada nas postagens, etc. Dessa forma, sua empresa ficará mais organizada e esteticamente mais agradável de olhar e visitar, e também será mais fácil do seu cliente reconhecer sua marca e associar seus elementos em outras situações do dia a dia.

7. Crie um diferencial competitivo

Uma das melhores formas de gerar demanda para a sua empresa é oferecer algo diferente para você se destacar dos concorrentes. Pode ser o ambiente da loja com decoração temática, um produto em tamanho especial, uma combinação exótica de sabores, um dia na semana com promoção de vendas para algum item no estilo “compre um e leve dois”, um programa de fidelização de clientes, entre outras ideias que transmitam a sensação de exclusividade — coisas que os consumidores só encontrarão na sua loja.

Visite sua área de atuação (bairro, cidade) para descobrir empresas similares à sua e observe o que elas oferecem. Assim, você poderá definir o que pode fazer diferente para se sobressair a esses concorrentes.

Desenvolver uma estratégia de marketing e aplicar em uma pequena empresa não é uma tarefa fácil, demanda tempo e esforço, mas, com certeza, traz resultados positivos e compensa o esforço dispensado. Ao contrário do que se pensa, pode ter um baixo custo de implementação, desde que se use as ferramentas corretas para extrair o máximo de eficiência.

Construir um plano conciso, por meio dessas estratégias de marketing, usar as redes sociais e ter um bom atendimento são peças-chave para a construção de uma marca forte que pode virar referência no mercado de atuação. Além disso, te auxilia nas estratégias de fidelização dos clientes.

E você, já conhecia e usava o marketing na sua empresa? Que tal compartilhar suas ideias e experiências nos comentários? Escreva para nós!

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