5 dicas para vender mais usando o Whatsapp

Uma pesquisa da consultoria Croma Insights, feita com 1,4 mil usuários de Whatsapp no Brasil, mostra que mais da metade dos brasileiros usam o Whatsapp antes de dormir e logo ao acordar — além de passar várias horas no dia usando o aplicativo, que é inclusive mais utilizado do que e-mail durante o horário de trabalho. 


Além de uma ótima ferramenta de comunicação, o Whatsapp também se tornou uma importante ferramenta de vendas. 

Cada vez mais, as empresas têm criado suas próprias contas no Whatsapp para atingir seus clientes. Nessa fase de quarentena, isso está ainda mais evidente. 


Não querendo pagar taxas para aplicativos de delivery, empreendedores têm se voltado para o Whatsapp como alternativa gratuita. 

Por isso, separamos algumas dicas sobre como transformar a ferramenta em um potencializador de vendas.


1) Deixe tudo pronto


Quando for mandar mensagem para seus clientes, é importante que eles saibam com quem estão falando. Por isso, sugerimos usar um número profissional. Assim, você pode usar todas as funcionalidades do aplicativo em favor do seu estabelecimento. 


Não se esqueça de colocar uma foto do estabelecimento ou do logo como foto de perfil, usar o nome da loja e o recado para falar sobre horário de atendimento, link do site ou outras informações relevantes. 


Para facilitar tudo isso, você pode usar o Whatsapp Business. Específico para uso profissional, o aplicativo tem funcionalidades feitas para empreendedores e seus negócios, como mensagens automáticas, organização dos contatos e respostas rápidas. Tudo isso grátis!

Caso prefira usar o Whatsapp comum, você pode preparar respostas padrão (valor do frete, endereço, agradecimento, etc.) e deixá-las prontas para copiar e colar quando for necessário, sem ter que escrever tudo de novo. Também é importante deixar uma imagem do seu cardápio ou relação de produtos pronta para ser enviada, já com o valor de cada item.


2) Divulgue, divulgue e divulgue de novo


Para criar uma base de clientes grande, você precisa sempre divulgar seu número. Deixe seus clientes saberem desse canal de contato e o mantenha sempre ativo.

Clientes Collact já têm acesso a uma ótima lista para começar. No seu Painel de Controle, você pode encontrar o número de telefone de todos seus clientes cadastrados. Use seus melhores clientes para divulgar seu número!

3) O que mandar


Às vezes, pode ser interessante mandar mensagens mesmo que não tenha recebido nenhum pedido dos clientes. 

Se você tem um restaurante de comida saudável, por exemplo, experimente mandar notícias e matérias sobre o benefício desses alimentos. Se tem um petshop, cuidados para cada animal ou dicas de alimentação podem fazer sentido para quem está lendo.


Sempre fique atento ao material que está enviando. Em alguns casos faz sentido mandar memes e vídeo engraçados, em outros não. Fique atento ao feedback dos seus clientes, pois, se a sua mensagem estiver sendo repetitiva, ele pode bloquear o seu número.


Além disso, você pode usar promoções e descontos para gerar engajamento. Esse métodos são chamados de gatilhos mentais, por incentivarem os clientes comprar ou engajar. Alguns deles são: 


  1. Antecipação: conte para seus clientes quais serão seus próximos produtos e novidades;
  2. Pertencimento: faça-os perceberem que estar na sua lista de contatos é algo único — por exemplo: ofereça descontos exclusivos para seus clientes do Whatsapp ou fale com eles como se fizessem parte de um grupo seleto;
  3. Escassez: conte sobre produtos que estão acabando/fim de estoque.


4) Como mandar


Conforme a sua base de clientes for crescendo, também cresce a necessidade de você se organizar em relação à ela. Por isso, tente criar um sistema de anotações para não se perder. Você pode usar uma planilha ou uma anotação no contato — em alguns modelos de smartphone é possível fazer anotações ou marcadores em cada número. Explore essas alternativas e veja qual faz mais sentido para o seu negócio.


Evite criar um grupo com todos os seus clientes. Muitas pessoas não se sentem confortáveis em serem adicionadas a grupos onde não conhecem ninguém e com muitos participantes. 


Outra funcionalidade que você pode usar para mandar mensagens para várias pessoas, é a lista de transmissão. Nela, você seleciona os contatos (é importante notar que para colocar alguém na sua lista, essa pessoa precisa ter o seu contato salvo — então incentive seus clientes a te adicionarem) e então o Whatsapp cria um “grupo” em que você pode enviar as mensagens.


Mas diferente de um grupo comum, nesse você envia todas as mensagens e cada um recebe em uma conversa própria, como se você estivesse falando apenas com ele. 


Outra funcionalidade que pode ser usada para se comunicar com os clientes é o “status”. Assim como os “stories” do Instagram e do Facebook, nele você pode compartilhar imagens que aparecem por apenas 24 horas. É mais uma maneira de você usar os “gatilhos mentais” e se comunicar.


5) Responda todo mundo


E quando todo mundo começar a te responder? Fale com todo mundo o mais rápido possível. No Whatsapp, as mensagens mais recentes ficam no topo e as antigas, embaixo. Assim, para não deixar ninguém esperando por muito tempo, responda sempre de baixo para cima. 


E, se o celular não der conta de todas as mensagens, você pode usar também o Whatsapp Web, uma versão gratuita do aplicativo para computador. Nele você consegue ter mais controle das mensagens e vê-las conforme elas chegam, mesmo enquanto está conversando com alguém.


Para usar o Whatsapp Web, basta abrir a página (https://web.whatsapp.com/) e abrir no celular a mesma aba (clicando no botão superior à direita). Depois, entre no Whatsapp pelo seu celular, clique nos três pontinhos que aparecem no alto à direita e, em seguida, selecione a opção “Whatsapp Web”.  Em seguida, clique no ícone “+” à direita da tela e, quando isso acontecer, aparecerá uma câmera no seu celular. Aponte essa câmera para o código que aparece na tela do computador e pronto. É só começar a mandar mensagens.






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