5 dicas para empreendedores durante a crise do Coronavírus

O avanço do Coronavírus no Brasil tem feito muitos negócios mudarem suas práticas. Com a crise, é importante diversificar e repensar ações. Tornou-se mais importante do que nunca se comunicar com seus clientes, planejar-se financeiramente e focar no delivery. 


Mas, se a sua operação ainda não se adequou à situação atual, nós vamos te ajudar. Separamos cinco dicas para te ajudar nesse momento de incerteza.


1) Comunique-se


Com o isolamento social, seus clientes estão mais em casa e, por isso, é importante apostar na comunicação com aqueles que estão esperando para receber notícias suas. Conte quais são suas novas medidas, como eles podem continuar comprando e o que mais sentir necessidade. 


Alguns canais de comunicação importantes são as redes sociais, mas não podem ser seu único foco. No Painel de Controle da Collact você encontra todos os seus clientes cadastrados, assim como seus e-mails e números de telefone. Pode ser o momento de agradecer a presença deles com um cupom de desconto ou uma promoção exclusiva.


É importante lembrar que esse público já te conhece e já sabe da qualidade dos seus serviços e produtos, assim o contato tem muito mais chances de dar certo!


2) Segurança


Neste momento, a segurança dos seus funcionários e clientes se tornou ainda mais primordial. Por isso, informe a todos quais medidas estão sendo tomadas nesse sentido. O governo de cada estado definiu regras para o funcionamento de diferentes estabelecimentos. Fique atento a quais são as práticas recomendados ao seu.


No caso do delivery, lembre-se de seguir também as recomendações dadas pelo governo e pela Organização Mundial da Saúde. Cuide da limpeza de todas as embalagens e forneça álcool em gel para todos os entregadores. Zelar pela saúde dos seus funcionários é de extrema importância não só agora, mas sempre.


3) Delivery


Muitos estabelecimentos têm apostado no delivery nesse momento. Para quem não tinha esse costume, é importante tomar alguns cuidados.


Adapte seu cardápio para que ele faça sentido dentro do delivery e auxilie seus funcionários a operarem dentro de um novo ritmo — por exemplo, prestar atenção ao tempo de preparação, que deve seguir o do aplicativo de entrega. Além disso, é importante ter um cuidado extra na preparação dos pratos, que serão servidos de uma maneira diferente do que você está acostumado. 


Agora, para incentivar os pedidos, algumas ações que você pode tomar são as entregas grátis, as promoções e os descontos. Caso você decida por usar uma entrega própria (em vez de aplicativos especializados), não se esqueça de avisar seus clientes sobre as promoções. 


Se quiser informar seus clientes sobre o funcionamento do seu delivery, a Collact pode te ajudar. A partir de hoje (27/03) estamos enviando aos clientes fiéis na base Collact um e-mail com todas as informações sobre o delivery dos seus lugares preferidos.

Além disso, na próxima semana, vamos enviar para toda a base Collact uma lista de estabelecimentos que oferecem delivery na região do usuário. Se você ainda não faz parte dessas divulgações, entre em contato conosco nessa página.


4) Planeje-se financeiramente


Este é um momento de cautela. Faça previsão das suas despesas para os próximos meses, negocie prazos e corte gastos. Tanto seus fornecedores quanto os bancos sabem da situação do país, por isso não tenha medo de conversar sobre antigos contratos e acordos. Mas não se esqueça: não é hora de pegar empréstimos e nem fazer grandes dívidas. Até mesmo quando for oferecer descontos e promoções, analise bem se isso não trará mais malefícios do que benefícios.


Revise também todos seus gastos e veja o que é possível cortar ou diminuir e até se é possível aumentar seu lucro. Talvez não seja o momento de aumentar o preço dos seus produtos, mas você pode diversificar os modos de pagamento ou os modos de entrega, por exemplo. Não deixe de analisar todas as alternativas.


5) E quando tudo acabar?


Em alguns meses, tudo voltará ao normal e as pessoas poderão voltar a te visitar. É preciso pensar nisso e não tomar decisões que podem te afetar a longo prazo. Claro que os efeitos dessa crise vão durar alguns meses depois do período de quarentena, mas você precisa estar preparado para chamar as pessoas para o seu estabelecimento quando ela passar.


Você pode também planejar um desconto e promoção para que as pessoas retornem. Lembrando que todo cliente Collact já tem acesso às informações de contato de seus consumidores, como e-mail e número de telefone, então não se esqueça de usar isso a seu favor, combinado?


Não se esqueça, os seus clientes querem saber quais serão os seus próximos passos. 

E, o mais importante de tudo, lembre-se que isso vai passar e tudo voltará ao normal. #ConteComigo


Você também pode gostar destes posts.

voltar para o blog

Quer ter Collact no seu negócio?
Clique abaixo e contrate hoje mesmo.

Contrate

Quer ter Collact no seu negócio?

Entre em contato com a Stone e contrate hoje mesmo.

Já é cliente Stone? 3004-9680
Não é cliente? 3004-9681

Ou solicite pelo formulário abaixo.

Contrate

Quer ter Collact no seu negócio?

Entre em contato com a Stone e contrate hoje mesmo.

Já é cliente Stone? 3004-9680
Não é cliente? 3004-9681

Ou solicite pelo formulário abaixo.

Contrate