5 tipos de cliente que todo estabelecimento tem

Publicado em:
19/10/2021

Cada tipo de estabelecimento tem seu público-alvo. Ainda assim, a maioria das lojas têm clientes com características parecidas visitando todos os dias. Desde pessoas que te visitam todos os dias e gastam um pouco mais até pessoas que compraram uma vez e nunca mais voltaram.


Saber reconhecer esses clientes e entender seu ciclo de vida é essencial para que seu negócio continue crescendo. Isso porque conhecendo seus modos de consumo, você consegue criar campanhas específicas para cada um deles.


Mas, para começar a identificar cada tipo de cliente, você precisa saber quem visita sua loja. Perfis comportamentais, de consumo e dados pessoais vão te ajudar a entender o ciclo de vida de seus clientes.  

Principalmente pensando em estabelecimentos físicos, o ciclo de vida dos clientes é mais ou menos como na imagem acima. Abaixo explicamos mais sobre cada um dos perfis.


Clientes novos


São clientes que realizaram sua primeira compra no seu estabelecimento. É a primeira experiência deles com seu negócio como clientes, mas pode ser que eles já te conheciam antes. 


Recorrentes


São clientes que já te visitaram mais de uma vez e, como o próprio nome já diz, tem certa recorrência na sua loja. Eles conhecem o seu negócio e tiveram experiências positivas, por isso voltaram.


VIP


É aquele cliente que te conhece pelo nome e está sempre comprando do seu negócio. Além de visitarem com frequência, eles também têm um ticket médio mais alto do que o resto dos seus clientes novos ou recorrentes.


Ausentes


São clientes que já não te visitam há algum tempo. Eles são divididos em duas categorias: em risco e perdidos. O que muda entre os dois é  a quantidade de dias sem visitar e esse valor pode ser diferente para cada ramo de negócio. Além disso, clientes em risco são muito mais propensos a voltar para comprar com os incentivos certos, como promoções e ofertas, por exemplo. Já o cliente perdido é quase impossível.


Por ser a ferramenta utilizada por diversos estabelecimentos pelo país, a Collact sabe as diferenças do ciclo de vida do consumidor de diversos ramos de atividade. Essas variações se dão porque cada tipo de estabelecimento tem um modelo de compras diferente. Assim, criamos cálculos que determinam em quantos dias o cliente passa de uma fase para outra.


Por exemplo, a frequência média de clientes de bares é de uma visita a cada 38 dias. Assim, clientes em risco ficam sem fazer comprar por mais de 76 dias (o dobro da frequência média). Já em lojas de roupa a frequência média é de 54 dias e clientes em risco ficam mais de 108 dias sem visitar. 

A partir do entendimento do ciclo de vida que cada cliente percorre, você pode (e deve) criar estratégias para atingir cada um. Promoções e descontos são recursos ideais para chamar a atenção, principalmente, de consumidores que estão ausentes.


Se você ainda não consegue identificar em qual momento do ciclo de vida cada cliente do seu estabelecimento está, uma ferramenta de CRM pode te ajudar.. Soluções como a Collact podem analisar esses dados automaticamente e disponibilizar os dados de maneira clara e rápida.


Quer saber quem são seus clientes? Fale com nosso especialista!

Barbara Bastos

Formada em Jornalismo, meu foco sempre foi em empreendedorismo  e negócios. Já trabalhei como repórter na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Hoje ajudo a tirar todas as suas dúvidas relacionadas aos mais diversos temas aqui no blog da Collact.

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